Mobilidade urbana: com aplicação de tecnologia alemã, Prefeitura de Macapá inicia pavimentação na Rua Claudomiro de Moraes

Obras de mobilidade urbana avançam no bairro Congós. O Município iniciou os serviços de pavimentação nas ruas Benedito Lino e Claudomiro de Moraes. Por meio de tecnologia alemã, as vias receberam o tratamento para uma base resistente, com reaproveitamento do antigo pavimento e a colocação de uma geogrelha, o que dará mais durabilidade. Os trabalhos são referentes ao 1º eixo, que contou com a articulação do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre. Nesta primeira etapa, o valor é de R$ 40.885.273,00, mais contrapartida do Município, de cerca de R$ 2.213.632,27.

A obra irá fazer a restruturação e organização do sistema de transporte urbano do município. Nesta primeira etapa, compreende o eixo – Rua Claudomiro de Moraes à Av. Clodovil Coelho; Av. Treze de Setembro, entre as ruas Claudomiro de Moraes e Hildemar Maia; Av. Clodovil Coelho, entre as ruas Claudomiro de Moraes e Santos Dumont; Rua Hildemar Maia, entre as avenidas Antônio Coelho de Carvalho e Treze de Setembro; e a Av. Santos Dumont, entre as avenidas Antônio Coelho de Carvalho e Clodovio Coelho.

Os trabalhos iniciaram no mês de novembro, sendo feito o alargamento da via e preparo das caixas coletoras para as tubulações do sistema de drenagem profunda, que fará a captação das águas pluviais. O sistema de drenagem nas duas vias já foi concluído e agora as vias começaram a receber o preparo da base e pavimentação, que ganhará um reforço com a tecnologia alemã, denominada geogrelha, que tem como objetivo dar mais resistência à massa asfáltica.

“Quem transitar por essas vias notará a diferença no pavimento. O Município está trazendo uma nova tecnologia, jamais vista aqui na cidade. O trabalho de reaproveitamento do pavimento antigo para o preparo da base e a colocação da geogrelha, deixando o pavimento mais resistente. Ela é equivalente à 12 cm de brita graduada, que dá resistência à base e também combate as trincas, pequenas rachaduras no asfalto”, explica David Covre, secretário adjunto de Gestão e coordenador do Plano de Obras do Município.

Até o momento, cerca de 420 toneladas de massa asfáltica já foi utilizada. Ao mesmo tempo que em um trecho da via está sendo feita a aplicação do pavimento, em outro trecho a recicladora e máquinas de compactação trabalham no preparo da base. Com olhar atento, o autônomo Francisco Dias observa o trabalho de pavimentação. “Eu pensei que não ia ver esse asfalto novo, mas, além de me surpreender com o novo asfalto, fiquei curioso de ver esse trabalho diferenciado. A máquina ia tirando o asfalto velho e já triturando e deixando para trás, e outra vinha compactando, não perde nada; e também essa tela, que ficará debaixo do asfalto. Estamos felizes que nossa rua é a primeira que está recebendo essa nova tecnologia, muito bom mesmo”, comenta.

Além da pavimentação, a obra contempla as vias com calçadas padronizadas, iluminação de LED e o canteiro central localizado na Rua Claudomiro de Moraes será transformado em um grande jardim, com a inclusão de ciclovias.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Aline Brito

Assessora de comunicação

Contato: (96) 99182-4053