Misturas de ritmos marcam o segundo dia da Caravana do Esporte e Caravana das Artes

Objetivo do evento é valorizar a inclusão das atividades no contexto escolar

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

2º dia da programação da Caravana do Esporte e Arte, em Macapá I Foto: Jesiel Braga/ PMM

Nesta quarta-feira (09), aconteceu o 2º dia de atividades lúdicas e integrativas da Caravana do Esporte e Caravana das Artes. Marcado pelo som da música ‘Jurupari’, o evento contou com uma mistura de ritmos do Marabaixo e da Toada, de Oneide Bastos e seu filho Paulo Bastos, que participaram cantando para as crianças na programação que encerra nesta quinta-feira (10).

Para o professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rondônia, Carlos Haussler, é importante os alunos aprenderem sobre o Marabaixo. “São crianças que aprendem sobre a identidade cultural de um povo. A forma lúdica de ensinar faz com que elas se interessem ainda mais”, ressaltou o professor.

Teve também a participação das crianças da Associação Folclórica do Pavão, que apresentaram a manifestação cultural amapaense, o Marabaixo.

Ao dançar o som dos tambores, Rosi Costa, diz que sua ancestralidade não poderá ser esquecida. “Trabalhamos nas crianças a importância dessa ancestralidade. Dessa forma, a cultura de um povo será perpetuada”, disse.

Dezesseis escolas de ensino fundamental do município participam do projeto com objetivo de valorizar a inclusão dessas atividades no contexto escolar.

A estudante, Júlia Ramos, falou sobre o momento cultural. “Gostei muito de aprender a dançar, aprendi também tocar a caixa de marabaixo, ela tem um som muito forte e bonito”, declarou a estudante do 3º ano.

Sobre as caravanas

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes é um projeto itinerante da Unicef, Disney e ESPN, realizado no Brasil pelo Instituto Mpumalanga e Instituto Esporte & Educação, com apoio das prefeituras. Em Macapá, o projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com suporte de outras pastas da Prefeitura.

Foto: Jesiel Braga/ PMM