Skip to content

Mesa de Valorização: prefeito Clécio Luís abre diálogo com categorias municipais

Por -

Objetivando manter a relação de diálogo com os servidores implantada ainda no primeiro mandato, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu-se nesta quarta-feira,11, com os servidores municipais por meio da Mesa Permanente de Valorização do Servidor. Durante o encontro, foi apresentado um diagnóstico detalhando do quadro financeiro e administrativo do Município.

Os números apresentados, que estão disponíveis no Portal da Transparência, mostram os efeitos da crise econômica do país e as perdas da prefeitura do Fundo de Participação do Munícipio (FPE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dos repasses do Estado e na arrecadação própria do município, impactando diretamente na receita. 

 

Essa primeira reunião foi para mostrar a real situação da prefeitura. A partir desta quinta-feira, 12, iniciará as rodadas de negociação específica com cada categoria. “A valorização dos servidores envolve não só a questão salarial, mas também outras pautas como o ambiente de serviço no município”, afirma o secretário municipal de Administração, Carlos Michel Miranda, coordenador da mesa.

 

O prefeito Clécio Luís destacou que a realidade da prefeitura é que ela vem perdendo arrecadação a cada ano, mas também houve aumento da arrecadação própria, isso graças ao esforço da Secretaria de Finanças. “Só na Saúde, no ano de 2017, a receita caiu R$ 9 milhões. Esse valor daria para pagar o valor de duas folhas e meio de pagamento da Saúde. E, mesmo com esses R$ 9 milhões a menos, não deixamos de pagar os servidores e a mesma situação acontece com a Educação”, explanou. 

 

Participaram da abertura das negociações os vereadores Gian do NAE, Victor Hugo, Odilaon Nunes, Rinaldo Martins, Professor Rodrigo, Diogo Sênior, Ruzivan Pontes, Caetano Bentes e Nelson Souza, além dos secretários municipais de Finanças, Jesus Vidal; de Assuntos Extraordinários, José Diniz Sena; a procuradora do Município, Taísa Mendonça e o diretor-presidente do Instituto de Igualdade Racial, Maykom Magalhães. 

 

Entre os sindicatos que participaram da reunião estavam dos agentes de saúde, professores, guardas municipais, auditores fiscais, engenheiros e dos fiscais de postura. “Ficamos felizes pelo fato de reunir com a gestão. Sei que todos têm suas pautas de reivindicação, mas estamos lutando pelo nosso vínculo empregatício e acredito que tudo começa a partir do diálogo”, disse Alessandra Queiroz, presidente do Sindicato do Programa Estratégia e Saúde da Família.  

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM