Mês da Mulher: atividades de saúde marcam início das programações

Consultas médicas, ultrassom das mamas, coleta de PCCU e outros serviços de saúde marcaram o início das atividades que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Nesta segunda-feira, 6, centenas de mulheres foram atendidas na UBS Infraero II, escolhida para a entrega da carreta com atendimento móvel à saúde da mulher, com o objetivo de proporcionar um conjunto de atividades na área de prevenção e controle de doenças.

 

Durante a manhã, foram feitas no veículo 24 coletas de PCCU, 23 ultrassonografia das mamas e 48 consultas ginecológicas, e segue com atendimento pela tarde e por até noventa dias no bairro, posteriormente em outros pontos da capital. Paralelo ao atendimento da carreta, a UBS disponibilizou consultas com clínico geral, vacina, testes rápidos, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e dispensação de medicamentos.

 

A professora Juliana Santos foi uma das usuárias que saíram satisfeitas com a programação. “Essa carreta veio no momento certo. Comecei a sentir umas dores nos seios e já estava imaginando como ia conseguir uma consulta. Vim buscar uma informação na unidade e saí com a consulta e ultrassonografia feitas, e com a minha tranquilidade de volta por saber que não tenho nada que não seja tratado com medicação, sem dúvida, é um alívio”.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoverá programações alusivas ao Mês da Mulher em todas as UBS’s, de acordo com o cronograma estabelecido por cada unidade. Todas as atividades desenvolvidas durante este mês contam também com a intensificação dos programas de saúde e dos serviços já oferecidos, como as coletas de PCCU, exames laboratoriais, ultrassonografias, consultas ginecológicas e obstétricas, pré-natal, planejamento familiar e métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais orais e injetáveis, DIU, contraceptivos de emergência e preservativos.

 

A Carreta da Mulher

 

Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao lado da UBS Infraero II, oferecendo os exames de ultrassonografia e coleta de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU). No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento estará sendo feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento. Para a coleta de Preventivo do Câncer de Colo do Útero, o agendamento é feito na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa