Mergulho da Inclusão: projeto realiza sonhos e leva emoção à banhistas na Praia da Fazendinha

Boias, caiaques e pranchas de stand up paddles, foram alguns dos objetos disponibilizados para os banhistas

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeito Dr Furlan, “São momentos gratificantes em nossas vidas” I Foto: Jesiel Braga/ PMM

As ondas tranquilas na praia da Fazendinha receberam um novo público, na manhã deste sábado (22). Foram pessoas com síndrome de down, autismo e paralisia cerebral, que participaram da 2ª edição do Mergulho da Inclusão, projeto que integra a programação do Macapá Verão 2023.

A Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Erica Aymoré, ressalta que o projeto oportuniza as pessoas com mobilidade reduzida, a terem acesso à praia de forma segura e confortável.

“Para o acesso, foram organizados os espaços com rampas, além de termos disponibilizado cadeiras anfíbias. A novidade deste ano, foi que podemos incluir os idosos na programação, que oportuniza as pessoas a conhecerem o rio mais belo e grandioso que temos”, disse a gestora da Semsa.

Boias, caiaques e pranchas de stand up paddles, foram alguns dos objetos disponibilizados para os banhistas, que também puderam aproveitar um café da manhã com frutas e música ao vivo.

Sonhos e emoções

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Macapá, contribuiu para realização do sonho da Celita Miranda, de levar o filho Davi, de 4 anos, para conhecer o Rio amazonas. Os socorristas foram até a casa dela, de ambulância e proporcionaram o momento tão sonhado pela mãe e filho.

“Eu sempre tive vontade de levar meu filho para conhecer o Rio Amazonas. Graças a ajuda do Samu, pude realizar esse sonho. Eu sabia apenas que meu filho conheceria o local, porém a equipe havia pensado além disso, de poder tomar um banho no rio, foi maravilhoso”, comemora a mãe do pequeno Davi.

O sorriso de satisfação de dona Celita Miranda, ao levar o filho Davi, 4 anos para conhecer o Rio Amazonas I Foto: Jesiel Braga/ PMM

O Mergulho da Inclusão, disponibiliza quatro cadeiras anfíbias para uso de pessoas com mobilidade reduzida aproveitarem a praia da Fazendinha e o rio Amazonas, são políticas públicas de acessibilidade inéditas implementadas no Macapá Verão.

Para o diretor do Samu de Macapá, médico intervencionista e regulador, Eder Favacho, o momento foi de emoção para todos os envolvidos na causa. “Sentimos a felicidade da mãe e do filho em realizarmos esse sonho. Também ficamos felizes, por fazermos parte desse momento tão importante”, ressaltou Eder.

I Foto: Jesiel Braga/ PMM

Foram disponibilizados equipe multiprofissional de enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, para acompanharem os banhistas na praia da Fazendinha.

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos:

CEA – Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.

Fotos: Jesiel Braga /PMM

Equipe de profissionais da Semsa