Mercado Central passa a ter box exclusivo com produtos artesanais afros

O novo espaço foi inaugurado pelo Improir e vai funcionar de forma colaborativa para fomentar a economia e movimentar o comércio.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), inaugurou boxes afro empreendedores no Mercado Central. Nesses boxes as artesãs vão comercializar produtos artesanais com produzidos por artistas negros de Macapá. Iniciativa busca fomentar a movimentação comercial na capital e gerar renda.

Os visitantes vão encontrar nos boxes todos os tipos de criações, como grafismos africanos, acessórios, brincos, colares, artesanato, roupas com estampas afro, bonecas de marabaixo feitas de pano e garrafas pet, e outros produtos artesanais que remetem e valorizam a cultura afro amapaense.

Levar os produtos afros para dentro do Mercado Central é uma forma de incentivo paras nossas artesãs e busca combater a redução de impactos econômicos nessa pandemia. “Essa foi uma articulação institucional entre a Macapatur e o Improir, como forma de dar fomento ao afro empreendedorismo”, explicou a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Ainda segundo a gestora, a ocupação desses boxes oportuniza que os empreendedores possam comercializar seus produtos em um ponto exclusivamente destinado a eles. “Para nós é extremamente importante e uma feliz oportunidade, pois será algo lucrativo que vai dar visibilidade para os seus produtos e fomentar a cultura afro amapaense”, finaliza.