Melhoria no transporte público para pessoas com deficiência é tema de encontro na CTMac

A diretoria da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 31, com representantes da Associação de Cegos e Amblíopes do Amapá (Acaap), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) e da Coordenadoria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU). O encontro foi pautado pelas dificuldades das pessoas com deficiência ao usarem o serviço do transporte público.

 

O titular da CMMAU, Jodoval Farias, ressaltou a importância de um tratamento mais humanizado por parte dos trabalhadores dos transportes coletivos. “O conflito entre motorista ou cobrador de ônibus e usuário sempre existiu. As reclamações sobre a maneira que é feita a abordagem são constantes”.

 

Já o diretor de Bilhetagem do Setap, Artur Sotão, afirmou que já está sendo encaminhado, por meio de uma iniciativa do Ministério Público, um workshop para colaboradores que fazem parte do Sistema de Transporte Coletivo de Macapá e solicitou também à CTMac que faça o pedido às empresa para transferir a catraca para a parte dianteira dos ônibus, padronizando o serviço. “Esse workshop tem o objetivo de sensibilizar o profissional em relação às dificuldades de locomoção das pessoas com deficiência, dos idosos, gestantes, entre outros”, ressaltou.

 

A vice-presidente da Acaap, Mag Lima, sugeriu a participação da entidade no workshop. “Enfrentamos diariamente problemas com o transporte público. Seria bom que esses profissionais se conscientizassem sobre nossas dificuldades e respeitassem nossos direitos”. Ela solicitou também a regulamentação municipal de uma lei que garanta o Passe Livre para o acompanhante de pessoas com deficiência e punição para quem usar o serviço de modo indevido.

 

Para o diretor-presidente da CTMac, André Lima, é necessária a democratização do transporte público. “As pessoas estão sofrendo com a falta de acessibilidade e a burocratização do acesso ao serviço. Iniciamos uma ‘luta’ com o objetivo de encontrar uma saída para o problema. Nossa gestão dá uma atenção especial e queremos solucionar isso o mais breve possível, garantindo o direito de ir e vir de todos”. Sobre o Passe Livre para os acompanhantes de pessoas com deficiência, André Lima afirmou que já está havendo um estudo técnico para este benefício, e é necessária uma triagem pelo Cadastro Único (CadÚnico).

 

Além do trabalho de humanização com os profissionais dos transportes coletivos, será feita também uma campanha de sensibilização aos usuários sobre o respeito que eles devem ter com as pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

 

Alessandra Lameira

Assessora de comunicação/CTMac