Médicos participam de capacitação para atendimento de casos de urgência de pacientes com Covid-19

Os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19 participam de capacitação para atendimento de casos de urgência e emergência a pacientes com a doença. Neste sábado (08), o treinamento foi voltado a 15 médicos que atuam nas unidades de saúde do município e do estado. As demais etapas serão direcionadas, também, a enfermeiros e doutorandos que atuam no enfrentamento ao coronavírus. A Prefeitura de Macapá é parceira da ação que segue até o dia 13 de maio e acontece no Centro Especializado em Reabilitação, no Bairro Açaí, Zona Norte da capital.

A capacitação contempla ações de formação teórica e prática sobre os procedimentos que devem ser adotados de forma coordenada e célere nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Esses procedimentos, entre outras coisas, visam a minimização do risco de morte de pacientes que desenvolveram a forma grave da Covid-19 no organismo.

“A pandemia fez com que os profissionais da saúde que não são especialistas em urgência e emergência tivessem que atuar nesta área para ajudar no enfrentamento à Covid-19. Então esse tipo de ação é importante porque faz com que eles estejam preparados para realizar esses atendimentos”, explica o presidente da Associação Médica Brasileira de Urgência e Emergência (Abramurgem), Fernando Tallo, que é o responsável pela formação dos médicos.

Durante a formação são realizadas simulações de situações de urgência e emergência que ocorrem nas unidades de saúde que atendem pacientes graves com a Covid-19. Para tornar o treinamento mais real, são usados bonecos e outros instrumentos médicos.

O conteúdo da capacitação também contempla o diagnóstico dos pacientes com Covid-19 e a tomada de decisões de maneira rápida e correta. “Nas emergências dos hospitais, de modo geral, quando um paciente chega com uma insuficiência respiratória, a equipe médica tem mais tempo para realizar a avaliação da gravidade da doença. Já o paciente com Covid-19 já chega à emergência, na maioria dos casos, com insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação praticamente imediata e isso exige uma grande habilidade do médico para acessar as vias aéreas do paciente sem causar nenhuma complicação”, reforça Tallo.

As formações são custeadas pelos participantes e após cada etapa eles receberão certificado. A Prefeitura de Macapá dá todo o suporte para a realização do treinamento, com disponibilização do espaço físico e materiais usados na ação, além da oferta gratuita da capacitação para uma equipe de seis médicos e dois enfermeiros do município.

“Nosso objetivo como gestão é ofertar o melhor atendimento nas nossas unidades, isso inclui contarmos com uma equipe altamente capacitada. Por isso, a Prefeitura não poderia ficar de fora de uma iniciativa como está”, informou a secretária de Saúde do município, Dra. Karlene Lamberg.

Confira abaixo o cronograma das demais etapas do treinamento

Dia 9 e 10 de Maio
Formação: Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
Duração: 16 horas

Dia 11 de Maio
Formação: Preparação Intensa em situações de urgência e emergência dos centros Covid-19
Duração: 12 horas

Dia 12 de Maio
Formação: Treinamento intenso com Bonecos para procedimentos vias Aéreas e Intubação .
Duração: 12 horas

Dia 13 de Maio
Formação: Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Comunicação Social