Médicos das equipes de atendimento domiciliar recebem capacitação voltada aos cuidados paliativos de saúde

A capacitação busca desenvolver um programa multiprofissional de atendimento para a área e é promovida por meio de parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Na quarta-feira (24), médicos da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) receberam as primeiras orientações para a capacitação em cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (Sus), oferecida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional para profissionais de saúde.

A iniciativa, promovida por meio de parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, tem como objetivo a integração e a disseminação do conhecimento, e o avanço de iniciativas na área da saúde pública.

A capacitação busca desenvolver um programa multiprofissional de cuidados paliativos (CP), através de ações executadas pelas equipes de Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Aperfeiçoamento profissional
O objetivo do Programa de Cuidados Paliativos no SUS é estabelecer diretrizes e protocolos além de planejamentos, com foco na conscientização dos profissionais de saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares por meio da identificação precoce da doença de forma física e psicossociais.

Os profissionais envolvidos em cuidados paliativos trabalham dentro das suas áreas de atuação, colaborando na qualidade de vida do paciente e da família.

O programa
Busca integrar a prática desta abordagem em toda rede de atenção à saúde voltada a pacientes e famílias atendidos pelo Sus, de forma a proporcionar cuidados continuados integrados.

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é responsável pela parte de Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar pela capacitação dos profissionais no estado do Amapá.