‘Me sinto feliz com uma cidade arborizada e bonita’, comenta morador sobre paisagismo de Macapá

Revitalização de locais e cultivo de plantas são destaque no novo plano de paisagismo urbano da Prefeitura.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Imagine uma cidade conectada com a natureza. Sombras de árvores, flores dispersas pelos canteiros e rotatórias, temperatura mais amena para os cidadãos. Beleza natural e menos poluição. Crescimento da biodiversidade. Assim segue o objetivo da Prefeitura em busca de uma capital mais arborizada e paisagística ao cultivar plantações que são características únicas de Macapá, como ipês amarelos, bougainvilleas, a nossa gigante Samaúma, conhecida como “árvore da vida” e demais espécies.

Vitor Alves, de 26 anos, morador da zona sul de Macapá, conta que além da cidade ser esteticamente mais bonita, com espaço físico confortável, ela contribui para o bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

O paisagismo nos canteiros, rotatórias, Unidades Básicas de Saúde, creches e escolas é realizado em ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), através do Horto Municipal.

Serviço
Após solicitação do paisagismo pelos diversos órgãos da Prefeitura, o horto municipal faz a visita técnica, com as devidas medições da área, avaliação do espaço físico, verificação das espécies que podem ser cultivadas naquele ambiente de acordo com o projeto feito pela Semam.

O Horto Municipal encontra-se em processo de revitalização e manutenção de canteiros e rotatórias, fornecendo serviços como roçagem, limpeza e substituição de algumas espécies de plantas.