Marcha das Marias percorre ruas e avenidas do centro de Macapá

A Marcha das Marias 2017, com o tema Escolha viver, decida denunciar, percorreu ruas do centro de Macapá, no fim da tarde de sexta-feira, 24. A caminhada saiu da Praça Veiga Cabral e encerrou na Praça Floriano, com o show Elas por Elas, com as cantoras Hanna Paulino, Loren Cavalcante, Nani Rodrigues, Deyze Pinheiro, Michelle Maycoth, Laura do Marabaixo, Heluana Quintas, Nara Lima, Mayara Braga, Loren Zen, Élida Lima, Brenda Zeni, Nell Pureza, Maria Rojanski, Dulce Rosa, Maria Eli e Yana MC. O objetivo da coordenação com a realização da marcha foi elevar o nível de consciência da sociedade sobre a necessidade de mudança de comportamentos e atitudes em relação às mulheres.

 

Segundo a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Anne Pariz, é fundamental que as mulheres denunciem os abusos ou busquem ajuda por meio da coordenadoria e dos Crams. “Hoje viemos às ruas para reforçar que as mulheres têm que sair desse ciclo de violência e saber que elas têm apoio de outras mulheres, das instituições, dos Centros de Referências”.

 

O vereador Rinaldo Martins ressaltou que a mulher não pode ser discriminada, nem subjugada, e que o seu mandato não aceita esse tipo de conduta. “A questão da violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública. Isso é lógico que é uma herança de um país conservador, machista, e o nosso mandato se levanta contra esse tipo de atitude e não aceitamos esse tipo de comportamento dentro da nossa sociedade”.

 

A representante do Fórum das Mulheres da América do Sul, Aldinéia Machado, afirmou que a participação dos estudantes nesse evento é fundamental para ajudar a fortalecer esse enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher. “Estamos chamando todas as mulheres, movimento de mulheres, donas de casa, professores. Quem sabe um dia a gente consiga fazer com que todas as diretoras de escolas tragam seus alunos para cá, para participar em conjunto e perceber que o maior índice de violência ainda está dentro da nossa juventude”.

 

O movimento faz parte da programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A próxima atividade será o Cine Mulher, com exibições de curtas com a temática feminina, que acontecerá na quarta-feira, 29, a partir das 18h, no Largo dos Inocentes, Centro.

 

A Marcha

 

Homenageia Maria Zelinda Mira, assassinada pelo marido Valdir Mira, com 16 facadas, no dia 27 de outubro de 1958, na Praça Nossa Senhora da Conceição, aos 15 anos de idade e grávida do primeiro filho. Maria foi vítima da dominação machista. O marido, após tê-la agredido fisicamente e ter ficado preso por alguns dias, ao sair da prisão, se dizendo arrependido, marcou um encontro com a vítima na praça, ocasião em que lhe tirou a vida.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/CMPPM