Máquinas preparam solo em áreas de agricultores do Maruanum

Durante o fim de semana, técnicos do Município estiveram nos distritos do Maruanum e Pacuí fazendo vistoria técnica, acompanhando serviços de preparação do solo e também conversa com produtores da região. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Agências Distritais (Comad), que faz o trabalho constante de visita aos agricultores. No Maruanum, a prefeitura iniciou o trabalho de preparação do solo com trator agrícola.

 

Segundo o representante dos agricultores do distrito, José Maurimar Moraes, o apoio do Município é muito importante. “Sem o apoio dessa máquina, não temos como fazer a plantação e colheita no tempo certo. Preparar o solo na enxada demora mais de um mês, dependendo do tamanho da área. É muito serviço e, muitas vezes, a gente perde o tempo certo para o plantio, atrasando assim a colheita. Já o trator faz o serviço em apenas um ou dois dias, e assim podemos plantar e colher com tranquilidade”, relatou.

 

No período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, foram preparadas 96 hectares, com mecanização agrícola, sendo 26 áreas na comunidade de São Raimundo, 24 do Maçaranduba, 10 do Bacaba, 14 áreas do Lago do Banha e 15 na comunidade do São João. As áreas foram entregues aos seus respectivos donos, prontas para o plantio.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dias, o apoio aos agricultores é primordial. “Vim de uma família que trabalhava na agricultura, conheço bem as dificuldades e sei que esse apoio é essencial para a vida dessas pessoas que trabalham muito. Ter a área preparada por uma máquina custa caro. A prefeitura, por meio do Programa de Incentivo à Agricultura, oportuniza isso aos pequenos e médios produtores. Nosso objetivo é aumentar o número de comunidades atendidas, melhorando, com isso, a produção de hortaliças e farinha na região”, declarou.

 

No distrito do Pacuí, os técnicos conversaram com produtores que ainda não fazem parte do programa. Também foi apresentado o projeto Feira Verde, executado pela Prefeitura de Macapá, onde é feita a venda de hortifrútis produzidos por agricultores atendidos pelo programa. Durante as reuniões, também foi feito o levantamento da demanda de áreas que necessitarão de apoio para preparo do solo.

 

Agricultores interessados em saber sobre o Programa de Incentivo à Agricultura devem procurar o Departamento de Desenvolvimento do Setor Agropecuário da Semdec, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Rua Manoel Eudóxio, no Trem.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec