Mais saúde até você: projeto leva atendimento médico para moradores da Fazendinha

A vacina Astrazeneca foi ofertada para o público adulto que estava no período para recebimento da dose. Ação aconteceu na quinta-feira (9).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra a tríplice viral e influenza H1N1, consultas com clínico geral, serviços de odontologia como profilaxia, aplicação de flúor e entrega de kits de higiene bucal. Esses foram alguns dos serviços ofertados no projeto Mais Saúde Até Você, da Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quinta-feira (9), voltada aos moradores dos bairros Vale Verde e Fazendinha. Os atendimentos foram realizados na escola Cacilda Ferreira Vasconcelos.

Foram feitos ainda exames laboratoriais de rotina e atendimento com nutricionista, atividades com educadores físicos, fisioterapeuta, massagistas, além da realização de eletro de avaliação cardiológica aos idosos. A vacina Astrazeneca foi ofertada para o público adulto que estava no período para recebimento da dose.

O objetivo é levar as ações do projeto para toda população macapaense, como explica a titular da Semsa, Karlene Lamberg. “Nossa intenção é proporcionar à população serviços de saúde nos bairros mais distantes e carentes do atendimento médico, por isso é sempre satisfatório levar ações de saúde para à comunidade. Para alguns, esse é o primeiro contato com os profissionais”, disse a secretária.

É o caso da estudante, Roseane Borges, de 15 anos, que aproveitou para fazer sua primeira consulta com odontólogo. “Vim com a minha tia, ela veio trazer meus primos para consultar e aproveitei. Vou fazer limpeza nos dentes, essa é a primeira vez que recebo o atendimento”, ressaltou a jovem.

Gerliane Guedes de Carvalho, de 25 anos, mãe do pequeno Lucas, aproveitou e levou a família para receber os atendimentos. “Meu esposo veio tomar a primeira dose da vacina contra covid, meu filho veio para atendimento com dentista e também tomar a vacina da influenza. Eu aproveitei para fazer o check up geral e já passei pelo dentista. Realizamos os atendimentos que não conseguimos em outros dias da semana”, contou.

Em alusão ao mês do Setembro Amarelo foi ofertada também escuta psicológica. “Estamos no mês da campanha a favor da vida, nosso lema é ‘Conectado com você em favor da vida’ e nada mais pproveitoso do que trazer esse atendimento psicológico para dentro das nossas ações pelos bairros da cidade. Essa iniciativa busca justamente trazer o atendimento como algo necessário para viver bem”, concluiu Karlene.