Mais de 700 pedidos da população foram atendidos pela Ouvidoria da Semob

Serviços mais solicitados foram os de pavimentação, drenagem e desobstrução de bueiros

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob)

Números (96) 98813-4923 e (96) 98802-8376 funcionam somente no aplicativo WhatsApp e atendem mensagens de texto. Foto: Karla Santos | Semob

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) mantém contato direto com os munícipes por meio do setor de ouvidoria. Os números (96) 98813-4923 e (96) 98802-8376 funcionam somente no aplicativo de mensagem WhatsApp e estão disponíveis para receber solicitações, elogios e reclamações. Também é possível encaminhar as demandas para a plataforma Macapá ON.

Além do atendimento virtual, que funciona apenas por mensagem de texto, a ouvidoria também funciona presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na entrada da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, que fica localizada rua Hamilton Silva, nº 2428, esquina com a Avenida Maria Quitéria, no bairro do Trem.

Durante 2022, a ouvidoria da Semob recebeu 786 pedidos para solucionar diversas situações que influenciam diretamente na mobilidade urbana. As maiores solicitações em quantidade foram, respectivamente, pedidos de pavimentação e terraplanagem (343), drenagem (86), tapa buraco (85), colocação de manilhas (78) e desobstrução de bueiros (64).

O quantitativo restante de demandas se refere a solicitações de reforma de passarelas, recapeamento asfáltico, construção de torre para caixa d’água, limpeza de ramal, colocação de tampa de bueiro, construção de quadras poliesportivas, academias ao ar livre, centros comunitários, galerias de captação de águas pluviais, reformas e construções de postos de saúde, escolas e balneários.

“Quando um pedido ou reclamação é recebido pela ouvidoria, a demanda é analisada e, se for de competência da pasta, o processo é aberto. Caso seja de uma pasta distinta, o munícipe é orientado sobre como proceder e para onde encaminhar a situação”, comentou o técnico da Ouvidoria, José Nilton Araújo.

Após aberto o protocolo, uma equipe técnica é enviada ao local para avaliar a situação e quais serviços precisam ser realizados de imediato. Os locais avaliados, posteriormente, entram para o cronograma de ações diárias da Semob para que as necessidades possam ser atendidas de acordo com a capacidade de execução da pasta.