Mais de 600 moradores de Santa Luzia do Pacuí são atendidos em ação de saúde, cidadania e beleza

A iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita.

Por - Gabinete da Vice-Prefeita

Moradores receberam serviços de saúde, cidadania e de beleza durante a ação | Foto: Max Renê/PMM

Moradores da comunidade de Garimpo de São Tomé, localizado no distrito de Santa Luzia do Pacuí, distante cerca de 140 km de Macapá, receberam, neste sábado (26), ação de saúde e cidadania. A iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita.

Foram mais de 600 atendimentos realizados às famílias da comunidade. Foram ofertadas consultas com as especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia. Também teve consultas odontológicas e palestra de saúde bucal com aplicação de flúor. Serviços de fisioterapia, massoterapia e quiropraxia.

Foram ofertadas consultas com as especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia | Foto: Max Renê/PMM

As equipes de saúde realizaram coleta de PCCU, testes sorológicos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de teste de Covid-19. Os moradores também tiveram acesso a atendimento jurídico, previdenciário e de cidadania, como emissão de cartão do SUS, registro tardio de nascimento e inscrição para o ‘Casamento na Comunidade’.

Na parte de beleza, foi ofertado corte de cabelo, limpeza de sobrancelha e aplicação de renna. Ações educativas, como recreação infantil, e orientação do programa ‘Pai presente’, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, e oficinas de pais e filhos também fizeram parte da programação.

Testes rápidos de Covid-19 também foram ofertados gratuitamente | Foto: Max Renê/PMM

As ações foram realizadas como apoio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Governo do Estado do Amapá, Valente e Freire Advogados, Banco Sicredi e Exército com 22ª Brigada de Infantaria de Selva e 34º Batalhão de Infantaria de Selva.

A moradora Valdileia Ramos foi uma das pessoas beneficiadas pela programação. Ela citou que os moradores têm dificuldades de acesso aos serviços básicos e agradeceu ao município pela ação.

“Eu achei muito importante essa ação que aconteceu na nossa comunidade. Há muitos anos a gente não tinha. Quero agradecer por trazerem esses benefícios, não só para os nossos moradores, mas também para as comunidades vizinhas”, disse a moradora.

A vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, ressaltou a importância dos parceiros na realização de mais uma ação no município. Segundo ela, o momento é de gratidão.

“Mais um ‘Prefeitura em Ação’ e quero agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram e apoiaram nessa missão. Estou muito feliz, porque ganha mais quem dá, do que quem recebe. Estamos de coração cheio, graças a Deus, porque a Prefeitura chega a quem mais precisa”, afirmou a gestora.

Emissão de cartão do SUS, registro tardio de nascimento e inscrição para o ‘Casamento na Comunidade’ | Foto: Max Renê/PMM
Cortes de cabelo foram um dos serviços mais procurados pela população | Foto: Max Renê/PMM
Iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita, Mônica Penha | Foto: Max Renê/PMM