Mais de 350 pontos de iluminação pública são instalados no distrito do Bailique

Cercado por floresta de várzea, o arquipélago conta com luminárias autônomas, que recarregam a bateria com a luz solar.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Arthur Pantoja

O distrito do Bailique, localizado a cerca de 180 quilômetros da capital, agora conta com mais de 350 pontos com luminárias autônomas fotovoltaicas. A iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip) atendeu 6 comunidades do arquipélago, que fica na foz do rio amazonas.

“O Bailique possui suas peculiaridades, sendo cercado por floresta de várzea.  Sabemos das necessidades, por isso, o serviço de iluminação pública já está melhorando a vida das pessoas que moram nas comunidades do arquipélago. Tudo isso a custo zero aos moradores”, destaca o secretário Municipal de Iluminação Pública, José Elia Rigamonti.

A intenção foi substituir o sistema antigo pelas luminárias fotovoltaicas, que funcionam com painel que converte a luz do sol em fonte de energia elétrica.

Até o momento, a primeira fase dos serviços de iluminação assistiu as comunidades de Vila Macedônia recebeu 41 pontos de 90w; Vila Jaranduba 15 pontos de 90 w;  Igarapé do Meio 45 pontos de 90 w; Vila Aparecida 7 pontos de 90 w; Vila Buritizal 45 de 90 w.

Além da Vila Progresso, com 118 pontos de 90w, mais 54 projetores autônomos de energia fotovoltaica e 32 projetores de 300w ligados à rede de energia.

Inauguração
A inauguração dos pontos com luminárias autônomas foi realizada no sábado (25), após a final do da classificatória do 44º Torneio Interdistrital do Bailique. “É visível a mudança. Na arena de futebol de Vila progresso, temos dois tipos de iluminação, a autônoma e a normal, caso a comunidade esteja recebendo transmissão de eletricidade”, explica Rigamonti.

A segunda etapa do projeto contará com mais 200 pontos autônomos. Além disso, quando o fornecimento de energia elétrica for normalizado no distrito do Bailique, a Semip também instalará luminárias em LED ligada à rede, reduzindo assim aproximadamente 40% do consumo.

O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão no distrito do Bailique. O recurso é oriundo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), com articulação do Deputado Acácio Favacho.

Luminárias
As luminárias fotovoltaicas funcionam por meio de um painel responsável por converter a luz do sol em energia elétrica, carregando assim as baterias internas durante o dia. Ao anoitecer, um sensor fotossensível acende automaticamente as luminárias.