Mais de 300 atendimentos são feitos durante Primeira Caravana da Mulher

Nem a forte chuva desta sexta-feira, 31, atrapalhou as centenas de mulheres que estiveram presente na Primeira Caravana da Mulher, promovida pela prefeitura no Complexo Macapá Criança, zona sul da cidade. Foram mais de 300 atendimentos, entre os serviços de saúde, beleza, palestras, assistência social e atividades físicas às usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A ação também informou os direitos e deveres, mostrando a autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida, além da busca pela igualdade efetiva entre feminino e masculino, em todos os âmbitos.

 

A secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Naldima Flexa, explicou que a gestão do prefeito Clécio Luís atua permanentemente no aprimoramento de políticas voltadas às mulheres e que neste mês está sendo potencializado esse trabalho. “São serviços essenciais que estão sendo ofertados por meio da Caravana da Mulher, incluindo atendimentos de saúde, orientações sobre temas que envolvem o universo feminino, serviços de assistência social, além das atividades culturais, como as oficinas de artesanato, e esportivas”.

 

Maria Elicia Rocha, 68 anos, professora aposentada do grupo da melhor idade Brilho de Sol, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Cras Nova Esperança, disse que o grupo deu um novo sentido à sua vida. “Aposentei-me e não queria ficar em casa ociosa. Vim ao Brilho de Sol e me encontrei, muito legal a nossa convivência. Os idosos são todos respeitados, temos um tratamento digno. Não imaginava que esta festa seria tão bonita, a organização está de parabéns”.

 

O senhor Clóvio Maduro, 67 anos, aproveitou a ação para fazer seu Cadastro Único para poder dar entrada ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Sem dúvida, é uma ação que beneficia a todos. Graças a Deus, estou conseguindo fazer esse processo, todos atenciosos comigo”. A Caravana da Mulher contou com a presença do senador Randolfe Rodrigues. “Conseguimos acertar o foco, pois a intenção desse evento é celebrar. A vida tem mais momentos de celebração do que de lamentação. Por isso, a gestão municipal acertou fazendo a Caravana da Mulher”.

 

As usuárias dos Cras, junto com seus familiares, puderam fazer serviços de saúde como testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, glicemia, pressão arterial; na área de beleza com cortes de cabelos, limpeza de pele e maquiagem; já na cultural, atividades lúdicas para crianças, oficinas de artesanatos, entre outras. “Aproveitei para ficar bonita, cuidar um pouco de mim. Ação excelente essa da Prefeitura de Macapá, gostei muito”, comemorou a dona de casa Neide Silva.

 

O subsecretário municipal de Assistência Social e do Trabalho, Richard Madureira, disse que integração é a peça chave da Caravana da Mulher. “Conseguimos trazer nossas usuárias para festejar o mês da mulher. Daremos continuidade a esse projeto, que estreou com muito sucesso por causa de delas”. A caravana, que está homenageando as mulheres no mês de março, teve como primeira parada o Complexo Macapá Criança. O projeto prosseguirá e percorrerá bairros e distritos de Macapá. A ação teve como parceiros a Semsa, CTMac, Comel, Guarda Municipal, TRE/AP, Beleza Centro Técnico, Salão da Vivi, Salão da Cristina, Avon, Mary Kay,  Sesc, Sesi, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), Cram e Fabran.

 

Lilian Monteiro

Assessora de Comunicação/Semast