Skip to content

Mais de 100 atletas participam de competição na inauguração da Nova Rampa Aquática

Competição envolveu modalidades de aquathlon, stand up paddle e manobras de jet ski

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Neste sábado (12), a Prefeitura de Macapá inaugurou mais um espaço para quem gosta de esportes: a Rampa Náutica Deputado Ocivaldo Gato, localizada no bairro Araxá. O local, que une acessibilidade e lazer, foi cenário de uma tarde repleta de atividades esportivas e celebração.

Para marcar a inauguração, mais de 100 atletas se reuniram em uma programação especial, dedicada aos esportes aquáticos. Modalidades como aquathlon, stand up paddle e manobras de jet ski movimentaram as águas do rio Amazonas.

Casa Ena Silva e Almeida Calistenia | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Entre os competidores estavam Ena Silva e Almeida Calistenia, casal que compartilha a paixão pelo triatlo há 11 anos, “A gente sempre corre juntos. Aproveitamos todas as competições para estarmos em movimento. Hoje, nadamos no maior rio do mundo. É uma experiência única”, disse Ena, sorrindo.

Ivan Nogueira competiu pela 1ª vez no Rio Amazonas | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Outro participante, Ivan Nogueira, disse que foi sua primeira vez em competições como essa, “Foi bem legal poder entrar no rio e depois correr. É a primeira vez que vejo uma competição nesse formato na cidade. Gostei muito”, comentou.

Na parte superior da rampa as pessoas assistiam aos atletas enfrentarem a força da maré do rio Amazonas. Entre os espectadores, estava Eduardo Ferreira, que disse ter gostado de assistir o evento, “Achei bem bacana. Nunca tinha visto esse tipo de modalidade pessoalmente. Agora, com a rampa, acredito que vai ser mais fácil para o pessoal entrar na água e se divertir”, afirmou.

E como todo evento tem uma surpresa, esse não podia ser diferente. Quando as competições acabaram, uma pessoa chamou a atenção de quem ainda permanecia na beira do rio. Em um caiaque amarelo, apareceu Fábio Pimentel, contador de profissão, mas músico por hobby. Com um saxofone nas mãos ele transformou as águas do rio em seu próprio palco.

Fábio Pimentel surpreendeu visitantes e esportistas com apresentação musical | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

“Em João Pessoa tem um músico que toca todos os dias em uma canoa. Quero fazer o mesmo aqui. Todas as tardes, vou vir e tocar meu saxofone. Agora, com a rampa, ficou muito mais fácil entrar no rio”, disse.

O secretário da esporte e lazer, Ronildo Nobre, comentou sobre a competição. “Foi maravilhoso ver tantos atletas aproveitando mais uma de nossas obras para se divertir e buscar uma vida mais saudável. Essa é mais uma das nossas iniciativas para tornar o esporte acessível a todos”, declarou o secretário.