MacapaTur e Secretaria de Iluminação Pública reúnem com empreendedores do Complexo do Araxá

Plano de serviços inclui recuperação da iluminação, roçagem e limpeza do local. Os trabalhos devem ser iniciados nos próximos dias.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Nesta segunda-feira (20), a prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Turismo (MacapaTur) e Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip), reuniu com empreendedores de bares e restaurantes que atuam no Complexo do Araxá. O encontro foi para alinhar os serviços de manutenção da iluminação de toda a área do local, tradicional ponto turístico localizado na zona sul da capital.

Os empreendedores relataram que a noite a escuridão provoca insegurança em frequentadores do complexo, afastando clientes.

Pedro Mota, de 21 anos, gerente de um bar e restaurante, relata que durante a pandemia, por um período, o restaurante da família conseguiu ficar aberto.

“Aqui no Araxá nos sentíamos desamparados, até que alguns empreendimentos voltaram e aos poucos os outros restaurantes também retornaram. A retomada do funcionamento foi boa, porque a população precisa disso. São poucas praças que têm restaurantes com serviços de qualidade para oferecer e não podemos ficar esquecidos pelo poder público”, completa Pedro.

O plano de trabalho para a manutenção da iluminação no complexo, assim como de outros serviços como limpeza e roçagem foram firmados e acontecerão com contrapartida dos empreendedores, que irão ajudar no monitoramento do local fazendo denúncias a fim de evitar furtos da fiação dos postes.

“Os bares e restaurantes do complexo já são muito visitados, o serviço oferecido por ele é de qualidade. Com a manutenção da iluminação pública neste local acreditamos que o movimento será maior, pois a praça estará mais segura”, disse Benício Pontes, diretor-presidente do MacapaTur.

Com os serviços realizados, a população voltará a frequentar o local durante a noite, estendendo também às atividades esportivas, que são rotineiras nos vários pontos que fazem parte do ponto turístico.

“Temos investimento e material para a manutenção no complexo. A previsão é que os serviços iniciem esses dias e tenham a conclusão na próxima semana”, afirma José Rigamonti, secretário de Iluminação Pública.