Macapá Verão 2023: Festival de música e encontro de bateristas agitam estacionamento de shopping na zona sul da capital

Evento contemplou o empreendedorismo amapaense com barracas de comida, bebidas, sorvetes, roupas, artesanato e outros produtos e serviços, tudo voltado para a cultura local

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atração infantil Chocolate com Tapioca foi a primeira banda a se apresentar no “Égua do Festival” | Foto: Nágila Rocha /PMM

Neste sábado (29), o maior Macapá Verão de todos os tempos, promovido pela Prefeitura de Macapá, agitou a área do estacionamento do Amapá Garden Shopping, na zona sul da capital, com os eventos “Égua do Festival” e o “Encontro de Bateras”. Os dois eventos integram o Verão Underground, projeto que reúne uma programação cultural e artística diversificada, com música, capoeira, games, entre outras atrações.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan passou pelo palco, enquanto a banda Chocolate com Pipoca se apresentava, e destacou o Macapá Verão como o maior evento de todos os tempos e que abraça todos os públicos e segmentos artísticos e culturais. “É um prazer ver nossas crianças aqui, curtindo este sábado dançando e brincando. Isso é muito importante para a educação e formação do caráter desses pequenos”, ressaltou o prefeito.

Égua do Festival é organizado pela empresa Norte Rock  e segundo o produtor cultural Paulo Pontes, coordenador do evento, o projeto surgiu da necessidade de homenagear a cultura nortista, a começar pelo nome, que traz uma expressão bastante utilizada pelo povo dessa região. “Os artistas que tocam neste festival, e em sua maioria, apresentam os ritmos da cultura amapaense, como Yes Banana, Negro de Nós, Mauro Cotta, Chocolate com Pipoca, Pinducos e os Djs Insane e Diogo”, citou o coordenador.

O servidor público, Marcio Galvão, de 41 anos, veio com a família prestigiar o evento. “Trouxe meu filho e minha sobrinha para curtirem a atração infantil e estou aproveitando o momento em companhia deles e da minha esposa”, disse o servidor.

O evento contemplou o empreendedorismo amapaense com barracas de comida, bebidas, sorvetes, roupas, artesanato e outros produtos e serviços, tudo voltado para a cultura local.

A empreendedora Débora Ferreira, de 41 anos, trabalha com produtos regionais, especificamente, com os molhos com pimentas. Ela conta que começou este negócio no fim de 2020, durante a pandemia. Por conta do isolamento, na época, ela teve de fechar as portas de sua empresa de xerox e plastificação e precisou se reinventar, foi quando teve a ideia de trabalhar com os molhos, por perceber que é algo muito consumido pelas pessoas em Macapá.

“Eu amo levar os meus produtos para os eventos, porque interajo com o público. A gente está tendo a oportunidade de vender em vários locais de Macapá”, disse a empreendedora, que sempre entrega cartões de visita aos clientes para que possam pedir suas encomendas também pelo telefone.

Enquanto as bandas se apresentavam no “Égua do Festival”, em outra área do estacionamento, 30 bateristas aqueciam suas baquetas e pedais para o “Encontro de Bateras”, onde mostraram criatividade e talento, atraindo um grande número de pessoas e amantes das batidas inconfundíveis desse instrumento de percussão.  

Jader Seabra, presidente do Instituto Baluarte da Amazônia e coordenador da 2ª edição do “Encontro de bateras” dentro do Macapá Verão, ressaltou que este é o maior evento do estado, reunindo bateristas, onde é possível destacar vários ritmos e gêneros musicais. Seabra ainda destacou que este encontro busca promover e difundir a cultura musical nessa vertente.

O evento é uma janela para jovens talentos como o pequeno Gabriel Willian, de 12 anos. Ele conta que começou a se interessar pelo instrumento, já aos 2 anos de idade, se tornando baterista profissional aos 6 anos. O garoto mostra uma desenvoltura de gente grande com as baquetas e os pedais, dando um verdadeiro show para o público. “ O ‘Encontro de Bateras’ é a realização de um sonho meu”, comentou o menino.

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos

CEA – Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.

Confira mais fotos