Macapá Saúde: Prefeitura promove ação em comemoração aos 264 anos da capital

As novas medidas de saúde foram anunciadas durante coletiva nesta segunda-feira (31)

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou na manhã desta segunda-feira (31) novas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Um dos destaques é a grande ação de saúde em comemoração ao aniversário da cidade de Macapá, que será concentrada no acolhimento, atendimento médico, testagem, dispensação de medicamentos e vacinação.  

As ações têm o objetivo de intensificar a campanha de vacinação para todos os públicos, além de reforçar o atendimento a pacientes na capital.

No dia 4 de fevereiro – aniversário de Macapá – dez unidades farão o atendimento de pacientes com sintomas gripais e suspeitos de Covid-19. Dessas, duas serão especificas para o atendimento infantil, os locais serão divulgados em breve.

“Nossa intenção era fazer uma virada cultural e corrida, porém, por causa da nova onda do coronavírus, nós adiamos a programação festiva. Mas não tem comemoração melhor do que cuidar da saúde dos macapaenses, por isso, resolvemos executar essa estratégia. É importante ressaltar que as ações na pandemia são dinâmicas e não possuem um formato fixo, elas dependem de avaliações do cenário atual”, disse o prefeito.  

Novo ponto de testagem
Ainda durante a coletiva, o prefeito anunciou que a partir desta quarta-feira (2) a Prefeitura disponibilizará um ponto fixo de testagem para pacientes assintomáticos. O atendimento será das 8h as 15h na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A ação acontecerá em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amapá, que ofertarão os testes.

“Na quadra da igreja nós ofertaremos também o reteste. Estaremos organizando uma equipe específica para fazer esse procedimento. É importante que o público leve o atestado médico para que possa ter acesso ao atendimento”, finalizou a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis .

Novo gestora
Durante a coletiva também foi anunciada a nova secretária municipal de Saúde, a médica Érica Aymoré, que assume a pasta. Ela é especialista em pediatria e neonatologia, tem mais de 20 anos de carreira e é a responsável técnica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da Mulher Mãe Luzia e hospital São Camilo. A ex-secretária da pasta, Karlene Lamberg, assume a subsecretaria de Assistência Social.