Macapá retoma vacinação contra covid-19 de crianças entre 3 e 4 anos

Município recebeu nesta segunda-feira (23) novas doses do imunizante CoronaVac

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

| Foto: Renato Costa/Semsa

A Prefeitura de Macapá recebeu 2.400 doses do imunizante CoronaVac e reinicia nesta terça-feira (24) a vacinação contra covid-19 de crianças na faixa etária de 3 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Amapá, responsável pela distribuição para os municípios do estado. O imunizante estava em falta em todo o país desde o final de dezembro de 2022.

O município ainda aguarda o repasse de novas doses dos imunizantes Pfizer/Biotech Baby e Pediátrica, utilizadas respectivamente na vacinação de bebês entre 6 meses e 2 anos e crianças com idades de 5 anos, para retomar a vacinação dessa faixa etária.

Como o número de imunizantes entregues está abaixo do que era esperado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi montado um cronograma semanal para disponibilização da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para concentrar a procura e evitar a perda de doses.

“Sabemos da importância da vacinação para manter nossas crianças saudáveis, por isso esperamos que essa situação do repasse das vacinas seja logo normalizada para que possamos ofertar a vacina para todas as faixas etárias”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

Confira abaixo o cronograma de vacinação:

Segunda-feira

UBS Pacoval

UBS Marcelo Cândia

UBS Macapaba

UBS Rosa Moita

UBS Congós

Terça-feira:

UBS Perpétuo Socorro

UBS Brasil Novo

UBS Marabaixo

UBS Rubin Aronovitch

UBS Leozildo Fontoura

Quarta-feira:

UBS Infraero I

UBS Novo Horizonte

UBS Pedrinhas

UBS Marabaixo

Quinta-feira:

UBS Álvaro Corrêa

UBS Cidade Nova

UBS Pedro Barros

UBS Raimundo Hozanan

Sexta-feira:

UBS Pantanal

UBS BR-210

UBS Coração

UBS Padre Raul Matte.