Macapá participará da quarta etapa de estudo sobre prevalência de Covid-19

O município de Macapá participará da quarta etapa do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), que será feito no período de 20 a 23 de agosto, pela equipe de entrevistados do Estudo Epicovid19-BR, financiado pelo fundo “Todos pela Saúde”, criado pelo Itaú Unibanco para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é avaliar como o novo Coronavírus se propaga pelo país, por meio da testagem de anticorpos na população.

O estudo contemplará 113 cidades, entre elas a capital Macapá. Durante os quatro dias, profissionais do Ibope, com o apoio da prefeitura, farão a coleta de dados em 250 domicílios, por meio de entrevistas e a realização de testes rápidos para a Covid-19. O estudo será realizado em diversos bairros da capital amapaense, onde os moradores serão sorteados. Caso o resultado do teste dê negativo, os entrevistadores seguem para outra residência; e nos casos de resultado positivo, todos do domicílio serão testados.

A Secretaria Municipal de Saúde dará apoio à realização da pesquisa, com a notificação e encaminhamento de casos positivos, o descarte de material infectante, além de dar suporte no transporte dos entrevistadores.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação