Macapá participa de pesquisa sobre saúde bucal através de projeto nacional

Equipes de campo farão coletas de informações em campo entre os dias 9 e 24 de maio.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal da Saúde

Reunião de alinhamento para pesquisa| Foto: Maison Brito/PMM

Na tarde desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Macapá participou de uma reunião de alinhamento para a pesquisa SB Brasil, que acontecerá no município de 9 a 24 de maio. O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, que tem como objetivo identificar o impacto de algumas doenças na qualidade de vida das pessoas.

Neste primeiro momento, a coordenação de saúde bucal municipal reuniu seus profissionais no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte, para tratar da execução da pesquisa, que se baseia na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, seguida da avaliação da saúde bucal, com um exame físico.

O estudo será realizado através de entrevistas com pessoas com as idades de 5 e 12 anos, entre 15 e 19 anos, 35 a 44 anos e de 65 a 74 anos. Dessa forma, serão identificadas as necessidades e agravos bucais mais prevalentes. Esse trabalho será realizado por equipes de campo compostas por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). 

As coletas serão coordenadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através de equipes de campo atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), como os Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares em Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS).

“É importante que a população receba as equipes em suas residências, para entender quais condições são avaliadas, fazer contribuições no sentido de melhorar o projeto e ter conhecimento para que ele serve, qual o intuito e de como ele é importante para que as ações da Política Nacional de Saúde Bucal sejam revistas, se necessário”, comenta o coordenador de Saúde Bucal do município, Patrick Alfaia.