Macapá já registra 80% da meta de cobertura vacinal antirrábica

Com o avanço da campanha na área urbana, os esforços serão concentrados nos distritos e comunidades que fazem parte do município.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Desde o início do ano, o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), ligado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem promovendo a campanha de vacinação antirrábica das áreas urbanas e rural da capital. Em seis meses de ação o departamento já registrava a imunização de 33.592, o que representava 54% da meta. Após oito meses percorrendo os bairros e distritos de Macapá o DVA já atingiu 80% da intenção de cobertura vacinal para o município.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para Macapá é de 61.549 animais imunizados e, até o momento, o DVA já aplicou a vacina em 49.599. De acordo com diretor do DVA, Bruno Barros, o departamento segue trabalhando para que o objetivo de cobertura vacinal de 2021 seja atingido.

“Devido à pandemia, a capital não conseguiu atingir a meta no ano de 2020 em função das diversas restrições de circulação. Mas este ano estamos trabalhando diariamente para imunizar o quantitativo de animais estipulado pelo MS”, disse Bruno Barros.

A vacinação é realizada nas zonas urbanas e rurais de Macapá e em função da concentração da população animal ser maior na zona urbana, o DVA promove semanalmente ações itinerantes de vacinação com a instalação de pontos de vacinação e busca ativa nos bairros da capital. Além disso, também foram realizadas ações de vacinação em massa tanto no primeiro, quanto no segundo semestre de 2021. Por meio dessas ações, o Departamento já percorreu mais de 75% dos bairros de Macapá.

Com o avanço da campanha na área urbana, Bruno Barros destaca que agora os esforços serão concentrados nos distritos e comunidades que fazem parte do município. “Já realizamos a vacinação em muitas comunidades e distritos da área de entorno da zona urbana, mas agora vamos levar a equipe de vacinação para as áreas mais distantes e com isso promover a imunização de cães e gatos nesses locais”, destacou.

Pontos fixos para imunização
Outra estratégia utilizada pelo DVA é a disponibilização de dois pontos fixos, nos quais a vacina antirrábica é ofertada diariamente. Neles, os tutores que por algum motivo não conseguiram imunizar o seu animal durante a vacinação no bairro, podem utilizá-los para realização do procedimento.

A vacina antirrábica é ofertada no Departamento de Vigilância Ambiental, localizado Alameda Campo Belo, 207-11, no bairro Cabralzinho ou no Canil Municipal, que fica na Rodovia JK, em frente ao Parque de Exposições da Fazendinha.

Nesses dois locais a vacinação acontece de 9h às 14h e para receber a dose do imunizante é necessário apresentar a carteira de vacinação do animal.