Macapá implementa exame IGRA para diagnóstico de tuberculose latente

Coleta para o novo exame laboratorial estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde Marcelo Cândia e Congós

Por Giovane Brito - Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde

Treinamento buscou desenvolver o conhecimento para a coleta do novo exame | Foto: Renato Costa/ Semsa

A Prefeitura de Macapá vai ampliar a capacidade de análises laboratoriais no município com a inclusão do exame Interferon Gama Release Assay (IGRA), preconizado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose – ILTB.

Para a implementação do novo método, profissionais da rede laboratorial participaram nesta quarta-feira (3) de um treinamento ministrado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Estado, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e a Vigilância em Saúde (SMVS).

A capacitação preparou técnicos em laboratórios, bioquímicos, biomédicos e todos os profissionais envolvidos no processo de coleta laboratorial das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para a melhor captação nas coletas e detecção de tuberculose em pessoas que não apresentam sintomas da doença (tuberculose latente) e que integram o grupo de pacientes imunocomprometidos, cujos mecanismos de defesa contra infecção apresentam alterações.

Durante a capacitação os grupos de riscos foram citados | Foto: Renato Costa/ Semsa

Com o novo método de análises Interferon Gama Release Assay (IGRA), o município aumentará a agilidade e desempenho no diagnóstico da tuberculose latente, como explica Flávia Mota, da Coordenação de Tuberculose do município de Macapá.

“Os profissionais foram capacitados para realizarem esse novo teste que está sendo implementado em duas unidades básicas. Vamos descentralizar esse atendimento no estado, realizando no município também”, ressalta. 

O município ficará responsável pela coleta das amostras para os testes IGRA, que serão enviados para o Laboratório Central do Amapá (Lacen) para o diagnóstico. “A tuberculose ainda mata muito no mundo todo, então é importante fornecemos esse novo procedimento de diagnóstico e capacitarmos nossos profissionais para garantir a qualidade desse processo”, destaca o secretário municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues.

“Estamos em um primeiro treinamento e agora vamos ter mais precisão no resultado desses testes. Quando você implanta uma nova técnica, é sempre necessário ter esse trabalho de atualização do profissional”, comentou o biomédico da UBS Marcelo Cândia. Diego Monte.

Diego faz parte da equipe do Marcelo Cândia | Foto: Giovane Brito

Tuberculose no município

Atualmente, o município oferta o exame de baciloscopia em oito Unidades Básicas de Saúde para o diagnóstico da tuberculose, além da radiografia de tórax, para investigação, que é solicitada para todo paciente com suspeita clínica de tuberculose pulmonar.

Dados da Coordenação de Prevenção à Tuberculose de Macapá aponta que em 2021 foram registrados 161 casos confirmados por diagnóstico laboratorial. Em 2022, esse número sofreu um aumento, contabilizando um total de 251 novos casos notificados no município. Os pacientes diagnosticados no período de 2022 ainda estão em processo de tratamento. Este ano foram registrados apenas 46 casos na capital.

Exame IGRA no município

Para realizar a testagem é necessário se enquadrar no público de risco que são: indivíduos infectados pelo HIV/ AIDS, pessoas que fizeram transplantes, pessoas com insuficiência renal, crianças e adultos que tiveram contato com casos de tuberculose, profissionais de saúde, profissionais de laboratório de micobactérias e trabalhadores de sistema prisional.

O procedimento é recomendado para essas pessoas por terem maior probabilidade de adquirirem a doença. Com o diagnóstico precoce é possível realizar o tratamento com antecedência. 

Com atendimentos realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 10h, os testes serão ofertados nas seguintes UBSs:

  • UBS Marcelo Cândia, localizada na Rua Vereador Júlio Pereira, 1329, Jardim Felicidade I, na zona Norte
  • UBS Congós, localizada na avenida Claudomiro de Moraes, 340, na zona sul da capital.

Os documentos necessários para realização do teste são: documento de identificação e solicitação médica e do enfermeiro.