Macapá discute propostas e diretrizes para Política de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Macapá e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O objetivo foi propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. Foram eleitos 40 delegados que levarão 80 propostas para votação na etapa estadual.

 

Com o tema Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS de qualidade, os participantes elaboraram propostas que vão desde a implementação do plano de gerenciamento de resíduos nas UBS’s das zonas rural e urbana até a utilização de ferramentas da epidemiologia para o planejamento das ações de saúde.

 

A conferência também levantou ações de intervenção que reduzam riscos e promovam a saúde, articulando-se às Redes de Atenção. “Nosso maior desafio é estabelecer um modelo de atenção à saúde voltada para a promoção, proteção e prevenção com a mesma igualdade e importância que investimos em recuperação e a assistência”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eldren Lage.

 

Tão importante quanto a definição de proposições que irão nortear a ação dos gestores, foi a eleição em plenária dos delegados, que irão defender as propostas na etapa estadual. “Esse é um momento importante. Para mim enquanto trabalhadora, pois me traz a oportunidade de sugerir propostas que fortaleçam os programas e ações de vigilância em saúde já existentes no nosso município”, destacou a delegada eleita Aline Sousa.

 

“Uma boa vigilância reduz chances de erros que possam comprometer a saúde integral do indivíduo, por isso a importância do levantamento de propostas para a garantia de verbas e, posterior, concretização de planejamentos eficazes”, reforçou Aline Sousa.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa