Macapá contabiliza mais de 12 mil pacientes recuperados da Covid-19

Macapá chegou na quarta-feira, 16, a marca dos 12.157 pacientes recuperados da Covid-19, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes já estão fora do período de transmissão da doença, cumpriram o prazo de 15 dias de isolamento domiciliar e já estão de voltas às atividades laborais.

“Meu primeiro sintoma foi dor de cabeça e nas costas, depois perdi o paladar o olfato. Fui atendida na UBS Álvaro Corrêa e recebi a medicação. Com cinco dias eu senti uma melhora e depois me recuperei”, disse a jovem Hanna Nery, de 25 anos, que pegou Covid-19 e já está curada.

Atualmente, Macapá registra 18.043 pessoas diagnosticadas positivas para a Covid-19. Deste número, 12.157 já estão recuperadas. Os pacientes têm faixas etárias entre 0 e 115 anos. Mas a média de idade é de 42 anos. Todos os recuperados seguiram a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Macapá, e ficaram isolados em suas residências desde a data de início dos sintomas.

“Os pacientes foram diagnosticados em uma UBS do município, receberam medicamento, foram acompanhados e receberam alta, conforme a nossa orientação médica. A equipe do Município fez o acompanhamento de todos os casos por telefone e como foi a evolução dos sintomas. Todos já receberam alta clínica e já podem voltar a ter contato com as pessoas da mesma residência”, explicou Anderson Walter, médico da Vigilância Epidemiológica de Macapá.

Os casos de recuperados são de pacientes que tiveram sintomas até o início do mês de setembro, cumpriram os 15 dias de isolamento domiciliar e, em alguns casos, até 28 dias receberam o acompanhamento e tiveram alta. A Vigilância Epidemiológica continua orientando os pacientes e a sociedade macapaense a permanecer em casa como medida de prevenção na disseminação do Coronavírus, e que se for sair de casa use máscara, álcool em gel e siga as recomendações de saúde.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação