Macapá 265 anos: Futlama terá competição com 16 times na orla da cidade

Equipes masculinas e femininas podem participarão do torneio. Inscrições podem ser feitas por telefone

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Esporte é uma tradição do estado I Foto: Arthur Pantoja / PMM

A prefeitura de Macapá promove no sábado (4) a tradicional competição de Futlama, um dos mais singulares esportes do Estado por acontecer de acordo com a cheia e o vazar da maré do Rio Amazonas. O torneio, que será especial pelos 265 anos de Macapá, abre inscrições para participação de 16 times. Os jogos vão ocorrer a partir das 8h, na orla do Santa Inês.

As inscrições já começaram pelo telefone (96) 99911-6361, da Federação Amapaense de Futlama (Feafla). Os integrantes do time devem ter idade a partir de 15 anos. Serão abertas vagas para participação de 16 equipes, masculino e feminino, na disputa pela premiação.

O primeiro lugar será premiado com R$ 500 reais, troféus e medalhas e o segundo com R$ 300 reais, troféus e medalhas. 

“Com o apoio da Prefeitura de Macapá e da Comel, conseguimos trazer pessoas de diversas comunidades para participar do torneio e isso é algo que nos enche de orgulho e felicidade”, comentou Mário Frota, presidente da Federação Amapaense de Futlama (Feafla).

A história do Futlama começa quando amigos de diferentes bairros de Macapá se juntavam para jogar peladas na beira do rio, aproveitando a maré baixa, na década de 90. Dando assim início a uma das práticas mais populares do estado.

Jogos de Futlama ocorrem tradicionalmente na orla de Macapá e reúne times masculinos e femininos I Foto: Arthur Pantoja / PMM

Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social