Macapá 261 anos: Festival de Iemanjá ocorrerá neste sábado, 2

O Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e entidades parceiras promoverão neste sábado, 2, o 4º Festival de Iemanjá, com o tema Mãe Iemanjá, rainha do mar. A programação faz parte das comemorações dos 261 anos da capital e ocorrerá ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá.

A festa busca fortalecer a prática dos rituais de umbanda e mina, além de levar informação e conhecimento ao público, valorizando as manifestações tradicionais de cultura negra na capital. A programação conta com alvorada, rufar de tambores, lavagem com banho de cheiro, feira afroempreendedora, apresentações culturais e entrega de oferendas.

 

Programação

 

Às 6h – Ritual da Alvorada – Rufar de tambores, fogos de artificio e lavagem com banho de cheiro na frente do Trapiche Eliezer Levy;

Às 15h – Apresentações culturais: Grupos culturais afro-religiosos, Marabaixo e capoeira, além de feira empreendedora de artesanatos e alimentos e exposição fotográfica “Odeya Rainha do Mar”, com o artista Otto Ramos;

Às 19h – Rufar dos tambores e ritual de saudação para Exu;

Às 19h20 – Pronunciamento de autoridades religiosas e gestores públicos;

Às 19h40 – Ritual de entrega de oferendas e banho de cheiro no rio, de acordo com a maré;

Às 20h – Tambor de Mina;

Às 2h – Enceramento.

 

Serviço

Data: 02/02 (sábado)

Hora: 15h às 2h

Local: Ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá

Entrevistado: Maykom Magalhães, diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir)

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Improir