Lixeira viciada: retiradas 200 toneladas de lixo no Perpétuo Socorro

A Prefeitura de Macapá intensificou no mês de novembro o combate a lixeiras viciadas na capital. As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) estão diariamente autuando moradores que insistem em poluir as vias. Nesta semana, foram contabilizadas 200 toneladas de lixo de apenas uma lixeira viciada do bairro Perpétuo Socorro.

Segundo o Departamento Monitoramento e Limpeza da Semur, a lixeira ficava ao lado do muro da Escola Ivone de Menezes. Este ano, o local já foi limpo 12 vezes. “A população tem que nos ajudar, não contratando qualquer pessoa para limpar o seu quintal. Estamos com uma fiscalização diária para combater essas lixeiras”, explica o fiscal da Semur, Paulo Pires.

As lixeiras viciadas são um grande empecilho para uma cidade mais bonita. Além de acumular lixo doméstico e entulho, os locais são ideais para a proliferação de ratos, baratas e microrganismos que fazem mal, especialmente às crianças.

De acordo com dados da secretaria, em outubro, quatro pessoas foram autuadas por sujar o espaço. A fiscalização da Semur adverte que, além da multa até R$ 2 mil, os “sujões” podem ser presos. “Pedimos que a população denuncie pelo telefone 9147-1050, precisamos da ajuda de todos para uma cidade mais limpa e organizada”, frisa o fiscal.

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Semur