Lixeira viciada: 80 toneladas de entulho são retiradas no Novo Buritizal

A Prefeitura de Macapá eliminou mais um ponto de lixeira viciada na zona sul da cidade. Desta vez, no bairro Novo Buritizal. Foram retiradas 80 toneladas de lixo. Com essa, já somam 41 lixeiras viciadas eliminadas pelo Município somente este ano nos diversos bairros. Mato, garrafas PET, carcaça de máquina de lavar, sofá, pedaços de madeira e outros materiais formavam uma grande lixeira a céu aberto, que tomava conta de mais da metade da entrada da Rua 1º de Maio, provocando mau cheiro e proliferação de insetos.

 

De acordo com a dona de casa Maria da Conceição Andrade, o problema já se arrasta há mais de 20 anos e que, mesmo com o trabalho de limpeza feito pela prefeitura, a população sempre volta a despejar lixo na área. “Se a equipe do Município voltar na próxima semana encontrará lixo. Já conversamos com os moradores, orientamos, mas parece não ter jeito. Além das pessoas que moram aqui, diariamente vemos carros cheios de entulho vindos de outros bairros para jogar lixo nesta esquina”.

 

Na tentativa de conseguir combater esses pontos, a prefeitura intensifica desde o início deste ano a fiscalização e a remoção de lixeiras viciadas em toda a cidade, orientando os moradores quanto à destinação e o despejo correto desses resíduos, e a importância da participação da comunidade para a eliminação desses pontos, deixando de jogar lixo no local e denunciando as pessoas que forem pegas despejando entulho nessas áreas. As denúncias podem ser feitas por meio do Disk Denúncia (99147-1050).

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semur