Limpeza: Prefeitura de Macapá segue com frentes de trabalho nos cemitérios após reabertura no domingo do Dia dos Pais

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana continua com os trabalhos de limpeza nos três cemitérios administrados pelo Município, após visitações no domingo, 9, quando ocorreu a reabertura para visitação e homenagens aos pais. Estão sendo executados serviços de capinação, varrição, roçagem e coleta de lixo.

“O trabalho nos cemitérios é constante e o reforço da limpeza perto de datas especiais é uma prioridade”, disse o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Carlos Alberto Oliveira.

Cemitério São Francisco de Assis

É o maior da cidade. Ao todo, 27.410 pessoas estão sepultadas. A área tem 175.748 m² e, devido à extensão, os serviços acontecem de forma gradativa. A limpeza ocorre por lotes. “No cemitério São Francisco, nós temos algumas dificuldades porque é muito grande. Quando estamos concluindo os trabalhos, precisamos retornar para a frente. A chuva tem dificultado, porque o mato cresce mais rápido”, explicou o secretário.

Área de Covid-19 / Cruzeiro

Os cruzeiros estão nos três cemitérios para que as pessoas possam orar e acender velas para seus familiares e entes queridos falecidos. Porém, no cemitério São Francisco de Assis, especificamente na área onde estão sepultadas às vítimas da Covid-19, a prefeitura orienta que as homenagens sejam feitas fora da delimitação por causa da grama que foi plantada recentemente, evitando assim acidentes com fogo. A recomendação é que o Cruzeiro central seja usado.

No São José, no bairro Buritizal; e Nossa Senhora da Conceição, Centro, as atividades também ocorrem diariamente, mas de maneira tranquila, devido às calçadas que impedem o crescimento do mato e o fluxo de pessoas é menor.

Reabertura / funcionamento

Reabertos no último domingo, 9, com algumas restrições e protocolos de segurança, os cemitérios da capital amapaense seguem de portões abertos. O funcionamento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para a realização de obras nos túmulos, a solicitação deve ser feita com antecedência na administração dos cemitérios.

Orientações / visitações

Para a segurança dos visitantes, a prefeitura disponibiliza na entrada dos cemitérios pia e sabão para lavagem das mãos, fazendo a aferição de temperatura, orientando o uso de máscaras de proteção, o distanciamento uns entre os outros. Também há um dispensador de álcool em gel para que a higienização ocorra de forma segura e acidentes sejam evitados, por se tratar de uma substância inflamável.

Outra orientação importante é quanto à circulação de pessoas do grupo de risco no interior dos cemitérios. Idosos acima de 60 anos ou com doenças crônicas como a diabetes e doença cardiovasculares, além de crianças, devem evitar os espaços por serem mais vulneráveis a complicações da Covid-19.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação