Lei da Transparência: Prefeitura de Macapá promove capacitação a servidores

Com o objetivo de sensibilizar e capacitar gestores e servidores, a Prefeitura de Macapá promoveu nesta quinta-feira, 30, oficina técnica sobre “Transparência Pública Municipal e Lei de Acesso à Informação (LAI)”. A capacitação visa uma gestão sempre transparente perante a sociedade, uma vez que, o acesso à informação é um direito do cidadão.

 

A controladora-geral do Município, Nair Mota, destacou que esse é o primeiro passo para que se consiga a excelência na transparência nos gastos públicos. “Hoje, vivemos na era da informação. Por isso, a prefeitura investe para que os servidores possam se qualificar para prestar um atendimento de qualidade à sociedade”.

 

O representante da CGU, Adelton Vilhena, enfatizou a importância da qualificação à administração pública. “Na Controladoria-Geral da União fazemos capacitações como essa há mais de seis anos, desde que a LAI foi sancionada. O combate à corrupção tem que passar necessariamente pela transparência e pelo acesso à informação”. 

 

O ouvidor-geral do Município, Magdiel Ayres, enfatizou que a intenção é fazer com que o cidadão tenha acesso mais confiável e mais rápido à informação. “Temos que sair dessa cultura do segredo, e garantir ela como direito fundamental. Daí a importância de capacitar nossos gestores e servidores”.

 

A oficina contou com a presença do secretário municipal de Planejamento, Paulo Mendes; e dos subsecretários de Gabinete, Jair Almeida e de Governadoria, Edvan Barros.

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM