Lazer e turismo: Prefeitura de Macapá entrega Complexo Esportivo do Jandiá

Fotos: Max Renê

Nesta quarta-feira, 30, o bairro Cidade Nova ficou mais colorido, mas deslumbrante e pronto para receber desportistas, turistas e toda a população em seu novo espaço, o Complexo Turístico Parque do Jandiá, entregue pela Prefeitura de Macapá. A obra foi executada com recursos de cessão onerosa, no valor de R$ 2.305.285,47.

O complexo possui quadra de basquete 3×3, monumento em homenagem aos kitesurfistas, playground, pista de skate, rampa de acesso ao rio para amantes do futlama, dois campos com grama sintética, um para futebol society e outro infantil, espaço destinado aos adeptos do kitesurf, parque infantil, academia ao ar livre, rampas de acesso ao rio, além de vários espaços de áreas verdes com paisagismo.

Um dos pontos de destaque do complexo é o mirante, que recebeu as pinturas em grafitagem das artistas Moara e Gabriela Campelo, dando um ar moderno e cultural para o local, que pode ser visitado e do alto pode ser visto todo o complexo, além de poder contemplar o maior rio do mundo, o Amazonas.

“Estamos entregando para a população um espaço de lazer e práticas de esporte. Um lugar onde as famílias possam estar e aproveitar um fim de tarde. Um espaço que precisava ser valorizado e que possamos contar com todos para continuar lindo como está. Quero vir aqui trazer meus filhos para assistir um belo nascer do sol”, destacou o prefeito Clécio Luís.

Para o fisioterapeuta e praticante de Kitesurf, Jim Davis, é uma grande conquista e uma felicidade poder contar com o complexo e com o monumento de homenagem. Ele faz parte de um grupo que por 10 anos utilizou o local para a prática do esporte e já ganhou torneios, e colocou Macapá e a orla do Jandiá no mapa da prática de esporte de água no mundo.

“Temos, além do espaço para a prática do kitesurf e stand up paddle, outros pontos de esporte, com acessibilidade para cadeirantes. As duas quadras de futebol estão sendo um sucesso, junto com a de basquete, e ainda temos a academia ao ar livre, que era um pedido aqui da comunidade. As pessoas podem fazer caminhadas e corridas nas calçadas, que agora estão perfeitas. Eu só gostaria de agradecer em nome do kitesurf e stand up paddle e dos meus amigos aqui da comunidade que hoje a gente vai poder usufruir juntos deste complexo que é um lugar que promoverá saúde e a integração social”, ressaltou Jim.

O complexo recebeu iluminação em LED, que permite a prática do futlama à noite, além de toda recuperação asfáltica do entorno da praça.

Secretaria de Comunicação de Macapá