Jovens têm até 30 de novembro para vacinação contra sarampo

A vacinação de jovens entre 20 a 29 anos contra o sarampo entra na sua última semana. A campanha, que acontece em todo Brasil, termina sábado, 30 de novembro, com a realização do dia D de vacinação para esse público-alvo. Conforme dados do Ministério da Saúde, a faixa etária é justamente a que mais tem contraído sarampo.

Desde 2017, o adulto de 20 a 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo. Como é uma mudança recente, muitos têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. A campanha também busca rastrear a situação vacinal dessas pessoas. “As pessoas que receberam duas doses na infância não precisam realizar novamente. As que só realizaram uma dose devem receber a de reforço. Já as que não possuem registro de vacina ou nunca foram vacinados receberão duas doses com intervalo de 30 dias entra elas”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Nesta etapa, a prefeitura precisa imunizar 95% da população dentro da faixa etária. Para atingir a meta, o Município recebeu cerca de 24 mil doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e rubéola.

 

Dia D

 

A mobilização nacional do dia D acontecerá neste sábado, 30, último dia da campanha. Para atender toda a população que faz parte do público-alvo, todas as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h. Para o recebimento da vacina é indispensável a apresentação do cartão do SUS.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa