Janeiro Roxo encerra com ação de saúde na UBS Perpétuo Socorro

A Prefeitura de Macapá realizou o encerramento da Campanha Janeiro Roxo, nesta quarta-feira, 31. Pela manhã, na UBS Perpétuo Socorro, foram desenvolvidas atividades como palestras, rodas de conversa, exames dermatoneurológicos e busca ativa de casos novos. A ação busca reforçar que o diagnóstico e o tratamento podem ser feitos em qualquer unidade de saúde e ressalta que a análise precoce é fundamental para a cura da doença.

 

Durante todo o mês de janeiro, as UBS’s de Macapá realizaram ações de promoção e prevenção à hanseníase, reforçando o compromisso de controlar a doença, promovendo o diagnóstico e o tratamento correto. “O Janeiro Roxo foi um mês com programações pontuais em todas as unidades, para disseminar informação e desfazer preconceitos que prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. E, independente do mês, os usuários devem procurar uma unidade para solicitar a inspeção de pele”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Lucileide Mafra.

 

No período da campanha nenhum caso novo da doença foi registrado. A orientação da coordenação é que as pessoas procurem uma UBS assim que perceber o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

 

A hanseníase

 

É uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, pode causar incapacidades físicas, se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. Após iniciado o tratamento, que é gratuito e oferecido na rede básica do Município, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa