‘Já estamos fazendo planos e tendo novas ideias para produzir’, diz artesã durante encerramento do curso de reciclagem da Prefeitura de Macapá

Lucidalva Pena é artesã há 30 anos e se inscreveu no curso buscando especialização.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana

Lucidalva Pena com uma de suas peças produzidas durante o curso | Foto: Karina Pacheco/PMM

Em meio aos papéis, tintas e muitas gargalhadas, o 1º curso de confecção de materiais recicláveis chegou ao fim nesta terça-feira, 1º de novembro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) teve como objetivo ensinar técnicas de reciclagem para a população, transformando itens descartados em objetos úteis no dia a dia.

Os novos conhecimentos ajudarão na conquista de uma renda extra para participantes como a artesã Lucidalva Pena, que trabalha no ramo há 30 anos e se inscreveu no curso buscando especialização, mas também fez novas amizades.

“Eu comecei o curso com o objetivo de me capacitar e dominar o trabalho com outros tipos de matéria-prima, mas no final já estávamos fazendo planos e tendo novas ideias para produzir. Não ficamos na mesmice, porque aqui estamos cercadas de pessoas inspiradoras e conversamos sobre muitos assuntos. Isso é muito importante na aprendizagem”, expressa.

As aulas foram divididas em quatro dias para que os alunos aprendessem de forma teórica e prática sobre a criação de bolsas com canudinhos de papel e cofres de garrafa pet. A chefe da Divisão de Educação Ambiental, Madara Morjana, explica que a equipe colheu bons resultados com o projeto, que também proporcionou lazer para os participantes.

“Nós tivemos bons frutos, não apenas pela confecção dos itens, mas por promover um momento de descontração para essas senhoras que saíram de suas rotinas de dona de casa para conhecer pessoas e aprender algo novo. Elas gostaram tanto que se voluntariaram para ajudar na criação dos brinquedos que serão doados nas próximas ações”, explica.

Serviço
Para mais informações sobre os próximos cursos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (96) 98408-8854 ou se dirigir até a sede da Semam, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Raimundo Ozanan, nº 23, centro.