“Isso é um grande estímulo para o teatro”, garante representante de companhia de teatro durante pagamento dos Autos de Natal

A Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), realizou a prestação de contas dos Autos de Natal, na última segunda-feira, 30. A programação dos autos apresentada por companhias de teatro ocorreu durante o mês de dezembro, em vários bairros de Macapá, de forma gratuita.

“Na verdade, a gente recebe a prestação com entusiasmo. Geralmente, o fomento ao teatro, em outras cidades, demora meses e isso gera muita angústia. A gente fica muito agradecido ao apoio da Prefeitura de Macapá por oportunizar e fortalecer o segmento do teatro na cidade”, destacou o representante da Companhia Tetração, Marcio Valoz.

 

Ao todo, R$ 30 mil foram investidos em 16 grupos teatrais. Eles apresentaram os autos em bairros como Centro, Novo Horizonte, Fazendinha, Muca, Mucajá, entre outros. “Os Autos de Natal são tradição na cidade, onde os grupos teatrais circulam os bairros com apresentações. É um circuito que fomenta a cadeia produtiva do teatro na capital”, frisou a diretora-presidente da Fumcult, Marina Beckman.

 

Para o representante da Companhia de Artes Tucuju, Jhou Santos, a prestação de contas breve é um estímulo para o segmento. “De modo geral, a Fundação vem sempre acertando no quesito pagamento. Isso é um grande incentivo, pois gera renda, emprego e há circulação de dinheiro”.

 

Veja a lista com o nome do espetáculo e dos grupos que receberam apoio da Prefeitura de Macapá:

 

Folia de Reais – O Auto do Menino Santo – Grupo de Elenco Independente;

Os Ribeirinhos – Grupo Teatral Hemisfério;

O Auto da Estrela Guia – Grupo Tucuju;

O Auto do Menestrel – Grupo Teatral Marco Zero;

O Auto da Natividade – Grupo Teatro de Arena;

O Ministério do Picadeiro – Cia. Cangapé;

O auto do Advento: A Procura do Rei – Grupo Santa Art’s;

É Natal – Grupo Teatro Cristão;

Sacra Folia – Grupo Teatração;

O Sonho de Zé – Grupo Maré;

O Boi e o Burro a Caminho de Belém – Grupo Desclassificáveis;

Auto de Natal o Milagre da Vida – Grupo Piracuí;

Uma Noite Santa de Natal – Grupo Pirlimpim Pim;

O Auto do Menino Deus – Grupo Quimera;

Auto de Natal Nascimento de Cristo – Grupo Teatral Santa Inês;

Um Sonho de natal – Grupo Teatral Pé na Lua.

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Fumcult

 

Fotos: Max Renê