Isolamento social reduz em 66% as notificações do Centro de Controle de Operações “Vias do Futuro” em março

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá calculou as notificações do Centro de Controle de Operações (CCO), o “Vias do Futuro”, referentes ao mês de março deste ano e de 2019. Os dados mostram que, devido ao isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, houve uma redução de 66% nas notificações.

Os números mostram que do dia 1º a 31 de março de 2019 foram 2.110 notificações. Já no mesmo período de 2020, durante a primeira quinzena de quarentena da Covid-19, decretada pela Prefeitura de Macapá, foram registradas apenas 725 notificações, 66% a menos que o ano passado.

 

Do número de notificações de março deste ano, 356 foram pela falta do cinto de segurança do condutor ou passageiro, 143 de estacionado em locais proibidos ou em desacordo com a sinalização especificada, 20 de manuseio do telefone celular e 17 de avanços de sinal.

 

A estatística mostra ainda que do dia 1º a 13 de abril, foram 319 notificações. Número bem menor se comparado ao mesmo período do ano passado, que foram mais de mil notificações. 

 

“Vias do Futuro”

 

O Centro de Controle de Operações funciona na CTMac. O espaço possui 22 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos de grande fluxo distintos da cidade. Elas monitoram em tempo real, durante 24 horas, os cruzamentos de ruas e avenidas de Macapá. As câmeras possuem ângulo de 360 graus e visibilidade e nitidez de até 500 metros para identificar placas de veículos e irregularidades adversas.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Trânsito