Inova Macapá: Prefeitura aposta em inovação e entrega benefícios para startups e empresas de base tecnológica

Certificação entregue reduz alíquota do imposto de serviço. Durante a cerimônia também foram repassados equipamentos para o Centro de Aceleração de Startups

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Cerimônia de entrega contou com a participação de autoridades e representantes das empresas certificadas pelo programa Inova Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou nesta sexta-feira (8), no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), uma cerimônia para a entrega das certificações de enquadramento no Inova Macapá, programa que reduz o imposto municipal para empresas de base tecnológica e setores estratégicos.

Seis empreendimentos foram certificados e beneficiados pelo programa desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi). Além disso, durante a programação também foram repassados os equipamentos para o Centro de Aceleração de Startups.

Uma das empresas que atendeu aos pré-requisitos e foi certificada pelo programa, é a ‘Açaí Maps’, que realiza a gestão da cadeia produtiva do açaí mediante um software. A proprietária do empreendimento é Juliana Nunes, de 25 anos, que falou sobre o que a iniciativa representa para o seu negócio.

“Se considerarmos nosso último faturamento, essa redução significa cerca de R$ 4.127,00, o que é o salário de um funcionário. Isso mostra o impacto que o incentivo traz, vai nos ajudar a ter mais contratações e continuar a movimentar cada vez mais esse setor tão importante”, relatou a proprietária da startup.

O programa Inova Macapá foi criado em dezembro de 2022, pela Lei Complementar n° 156/2022 – PMM, e pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para o crescimento econômico e social da cidade. Com a certificação, as empresas enquadradas no programa terão uma redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%, o que representa uma economia de 60% no tributo.

O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do programa Inova Macapá para o desenvolvimento da cidade.

“Estamos incentivando a inovação, a criatividade e o empreendedorismo na nossa cidade, que tem um grande potencial para gerar soluções que melhorem a vida das pessoas e que possam ser exportadas para outros lugares. Queremos que Macapá seja um polo de inovação na região Norte e no Brasil”, afirmou.

Durante a programação também foram entregues os equipamentos para o Centro de Aceleração de Startups, foram eles: webcams, monitores, computadores, impressoras, smart TVs, nobreaks, projetor, caixas amplificadas e carregadores de pilhas.

O valor total do investimento foi de R$ 345.352,00, provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Municipal. O centro será um espaço dedicado ao fomento de novas ideias, projetos e negócios, que receberá mentoria, capacitação e acompanhamento de profissionais qualificados.

Senador Randolfe Rodrigues ressaltou o papel do Centro de Aceleração de Startups para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Macapá.

“Esse centro vai ser um ambiente propício para que os empreendedores possam desenvolver seus projetos, receber orientação, capacitação e apoio para transformar suas ideias em negócios de sucesso”, declarou.

Dentre as seis empresas certificadas pelo programa Inova Macapá estão: 1 – NOVA MANEJO LTDA, 2 – ACAI MAPS LTDA, 3 –  SITIO RECANTO CAFÉ DO LAGO (Café de Açaí), 4 – TUXTU SERVIÇOS, ESTUDOS E PROJETOS LTDA, 5 – PROESC LTDA e 6 – INOVADADOS LTDA.

Além das já certificadas, mais oito empreendimentos estão em processo de certificação para serem beneficiados com a redução da alíquota do ISSQN.

Secretária da Semtradi, Marciane Santo | Foto: Jesiel Braga/PMM

“Todo esses esforços e tratativas são para o desenvolvimento de uma nova matriz econômica no nosso município e também para a geração de mais trabalho, emprego e renda através da inovação aqui na nossa capital”, pontuou a secretária da Semtradi, Marciane Santo.

Confira mais fotos: