Inclusão e Equidade são temas da Jornada Pedagógica 2024 na rede municipal de ensino

Programação conta com quatro momentos, de forma a alcançar todos os profissionais da educação municipal

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (7), na sede da Associação de Servidores Municipais (ASM), Zona Sul da cidade, a abertura da Jornada Pedagógica 2024, com a temática “Inclusão e Equidade, compartilhando saberes em contextos educacionais macapaenses”.

A programação foi dividida em quatro momentos, distribuídos em sete dias, que vão acontecer em datas alternadas do mês de fevereiro e início de março, com intuito de atender os profissionais da educação, de forma mais organizada, de acordo com suas áreas de atuação. Este primeiro momento da Jornada foi direcionado a gestores e coordenadores das escolas do município e contou com cerca de 300 profissionais.

Para Monick França, secretária municipal de educação, o momento é necessário para que se discuta as políticas públicas educacionais voltadas a inclusão e equidade, sendo os temas propostos pela Jornada Pedagógica 2024.

“É importante que a gente possa fomentar momentos como este, de debates, de estudos e de reflexão acerca dessas temáticas, porque o nosso olhar precisa se ampliar para além das deficiências, e compreender que inclusão é sinônimo de participação”, enfatizou a secretária.

Durante a Jornada, os profissionais de todas as áreas de atuação, da rede municipal de ensino vão participar de palestras, workshops, grupos de discussão e formação continuada. Os temas apresentados visam fortalecer a educação inclusiva, equitativa e contextualizada, valorizando a diversidade e a identidade cultural amapaense.

A professora indigenista, Maria Alice de Oliveira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) trouxe para este primeiro momento a palestra “Povos indígenas em sala de aula, necessidades e possibilidades para além da Lei nº 11.645/2008”. A Lei citada, trata da obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Porém, conforme a indigenista, as necessidades de inclusão vão além desse contexto, por conta das peculiaridades culturais de cada povo.

Sobre a temática, Dulce Madureira, gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Tolosa, localizada no bairro Infraero II,  ressaltou o quanto é importante esse momento de discussão, troca de experiência e até de esclarecimento sobre assuntos diversos, uma vez que cada região da cidade, atende um perfil diferente de público e é necessário acolher a todos de forma igualitária.

“A partir das trocas de experiências vivenciadas por cada um de nós é que podemos construir nosso conhecimento sobre as diversidades na educação, e trabalhar cada uma delas, a contento”, completou a gestora.

Além da secretária municipal de educação, Monick França e da Indigenista da Funai, Maria Alice de Oliveira, compuseram o dispositivo de abertura da Jornada Pedagógica 2024, a presidente do Conselho de Educação do município, Rosilene Cunha, a gestora da Emef Aracy Nascimento, Michella Barreto e o coordenador pedagógico da Emei O Pequeno Príncipe, Alcijone Almeida.

CRONOGRAMA JORNADA PEDAGÓGICA 2024

7 de fevereiro – 1° momento

Público-alvo: diretores e coordenadores

Local: Associação dos Servidores Municipais (ASM)

Hora: 8h às 12h e das 14h às 18h

19 de fevereiro – 2° momento

Público-alvo: gestores, secretários escolares, secretários administrativos e auxiliares de secretaria

Local: FAMAP

Hora: 9h às 13h

24 de fevereiro – 3° momento

Público-alvo: merendeiras, serventes, auxiliar de disciplina, barqueiros e motoristas

28 de fevereiro a 2 de março – 4° momento

Público-alvo: professores da educação infantil e educação especial, ensino fundamental e educação de jovens e adultos

| Fotos Arthur Alves /PMM