Improir realiza visita nas comunidades quilombolas Mel da Pedreira e Curralinho

O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) realizou nesta segunda-feira (03), uma ação itinerante nos quilombos do Mel da Pedreira e Curralinho com o objetivo de levantar demandas das localidades.

A equipe técnica do instituto realizou o cadastro e recadastro de afroempreendedores e empreendedores afros que alimenta uma base de dados no site da Prefeitura de Macapá. Além disso, também ouviu as demandas das localidades, fez um levantamento histórico das comunidades e de suas festividades tradicionais e atualizou os contatos das lideranças comunitárias.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, que esteve presente na ação no quilombo do Mel da Pedreira, destacou a importância de o instituto realizar este trabalho presencial nas comunidades tradicionais, respeitando todas as medidas de segurança necessárias neste período pandêmico.

‘’Nossa gestão é inclusiva e participativa. O Improir deseja estreitar laços com as comunidades tradicionais e quilombolas. Hoje estivemos no Mel da Pedreira e Curralinho ouvindo as necessidades, para assim verificarmos a melhor forma de direcionarmos a política de igualdade racial’’, conta.

Dona Elilza Cirilo de Souza, 40 anos, tem 5 filhos e reside há 12 anos no Mel da Pedreira. A agricultora aproveitou a oportunidade para realizar o cadastro de afroempreendedores, pois trabalha com artesanato.

“Trabalho com EVA fazendo bonecas e kits de aniversário. Também já utilizei o vidro, sendo uma atividade difícil. Essa visita aqui na comunidade irá ajudar a divulgar os nossos trabalhos. Isso é um estímulo para gente, pois o artesanato significa um meio de sobrevivência’’, explica.

A Meire Machado, 37 anos, não conseguiu realizar o cadastro de maneira virtual, devido a problemas com a internet rural. Ela ficou contente com a ação. A quilombola, que é mãe de três filhos e empreendedora, contou que a ação promovida pelo Improir trouxe mais esperança para a comunidade.

“Trabalho com a beleza afro aqui na minha comunidade, mas também sou agricultora. Parei no ensino fundamental. Essa vinda do Improir significa que somos importantes, pois queremos mais oportunidades’’, ressalta.

Agenda itinerante

As visitas iniciaram no dia 26 de abril e se estendem até sexta-feira (07). Além das atividades de cadastramento e ouvidoria de demandas das localidades, o Improir realiza uma arrecadação de doações de objetos culturais das comunidades tradicionais para expansão do Museu do Negro Gertrudes Saturnino.

A equipe técnica atende nesta terça-feira (04) as comunidades Conceição do Macacoari e Santo Antônio da Pedreira. Na quarta-feira (05), será a vez do Abacate da Pedreira e Lontra da Pedreira.
Na quinta-feira (06), as beneficiadas serão as comunidades tradicionais do Mata Fome e Ressaca da Pedreira. A agenda finaliza na sexta-feira (07), nos quilombos da Casa Grande e Curiaú.

Aline Paiva
Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial