Improir e Una planejam 25º Encontro dos Tambores

A programação deve acontecer durante a Semana da Consciência Negra, de 18 a 25 de novembro, tendo como espaço as dependências da Una.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Na manhã desta terça-feira (19), a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina, reuniu com o diretor-presidente da Fundação Municipal de cultura (Fumcult), Olavo Almeida, com a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) e com os representantes da União dos Negros do Amapá (Una), Elisa Congó, Naira Sena e Yuri Soledade para planejarem o 25º Encontro dos Tambores. 

O Encontro dos Tambores é um momento de autoafirmação das associações e grupos organizados que praticam a cultura do tambor, seja do batuque ou do marabaixo, com espaço também para as religiões de matriz africanas e as manifestações urbanas, como o hip hop e capoeira, ou seja, a manifestação da cultura negra tem o espaço do seu manifesto exaltando a cultura negra em todo o estado.

“A reunião de hoje foi um pontapé inicial para o encontro dos tambores, especificamente a organização da missa dos quilombos, parcerias e obviamente a preocupação e cuidado com os protocolos de segurança em virtude da pandemia da covid-19 e, ao mesmo tempo, no anseio de fazer um evento que seja simbólico, e característico da tradição que é o encontro dos tambores”, explica Maria Carolina, diretora-presidente do Improir.

A programação deve acontecer durante a Semana da Consciência Negra, de 18 a 25 de novembro, tendo como espaço as dependências da Una.