Improir e Guarda Municipal promovem palestra de enfrentamento ao racismo para servidores

A iniciativa foi voltada a combater e conscientizar sobre o racismo institucional e aconteceu nesta terça-feira (23).

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Foto: Adevaldo Cunha

A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), realizou na terça-feira (23) uma palestra com o tema ‘Conhecer para combater’ – iniciativa que busca combater o racismo institucional e faz parte da programação do Novembro Afro.

A palestra aconteceu no Cras, no bairro Pedrinhas, e contou com a participação da diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, do secretário municipal de Relações Institucionais, João Henrique Pimentel, da comandante da Guarda Municipal (GCMM), Joeva Reis, e o advogado Aluízo Carvalho e do sociólogo Miquéias Barros.

O ponto forte da palestra colocou como dever do servidor tratar a todos com igual respeito e consideração, independentemente de cor, raça, etnia, credo, classe social, orientação sexual ou gênero. A comandante Jeova Reis falou da importância da palestra. “Faz-se necessário que as organizações que lidam com o uso da força tomem consciência dos padrões racistas existentes em nossa sociedade”, afirma.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, enfatizou que a prestação de um serviço profissional adequado deve ser igualitária e digna. “Nós achamos importante ter essa articulação, com a nossa referência no município de segurança pública e falar um pouco de como o racismo ocorre e como ele deve ser combatido, é um dever de todos”, finalizou.