Implantação do sistema binário altera sentido das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio

Mudança trará mais fluidez no trânsito para na região central e zona oeste

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Foto: Júnior Dantas

Neste sábado (30), a Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), implantou o sistema binário nas avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd. Com a mudança, a avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

O sistema possibilita novas alternativas e logísticas para os cidadãos, trazendo mais segurança e melhorias para o tráfego de veículos, proporcionando ainda fluidez para quem utiliza os trechos.

Para a concretização do binário, o entroncamento da Duca Serra recebeu sinalização apropriada; a travessa Joaquim Pinheiro Borges passa a ser mão única a partir da Almirante Barroso, deixando de ser preferencial.

No bairro Alvorada foi instalada sinalização semafórica para possibilitar que os moradores que precisam ir para o centro da cidade tenham o trânsito facilitado ao retornar pela Padre Júlio.

Na Padre Júlio foram instaladas placas de orientação de velocidade e travessia e de proibição de conversão, assim como a readequação semafórica e instalação do motobox (área destinada à espera de motos).

A avenida Cora de Carvalho recebeu ciclofaixas do lado esquerdo e sinalização semafórica. As alterações são expressivas no trânsito da capital, visando que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, solicita cautela e atenção da população neste momento de transição. “ O objetivo da Prefeitura é melhorar a mobilidade urbana da cidade. É imprescindível que todos tenham atenção redobrada para evitar transtornos”, enfatiza.

“O sistema binário traz mudanças na rotina de todos nós, por isso utilizamos todos os meios para alertar e orientar sobre os novos sentidos. O binário vai aumentar a trafegabilidade eliminando pontos de conflito com acidentes de trânsito, garantindo maior segurança viária, não só para os condutores, mas também para os pedestres”, disse diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.

Os agentes de trânsito da CTMac em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Lei Seca, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar (BPRE/PM), estarão monitorando todos os trechos que compreendem as avenidas para que possamos garantir a implantação do sistema com segurança.