Iluminação pública garante mais qualidade de vida em praças de Macapá

A conservação e a manutenção dos espaços públicos, como praças e parques, contribuem para melhor qualidade de vida e redução dos índices de violência. Nesses locais, acontece ainda a integração da família na comunidade por meio do lazer, da diversão e do esporte. É neste sentido que o programa Macapaluz continua de forma prioritária o cronograma de atendimento nos serviços de manutenção da rede de iluminação pública em praças e arenas do município.

 

Nesta semana, o serviço foi recebido com muita satisfação pelos frequentadores da praça do bairro Santa Inês, onde foram restaurados 30 pontos de luz. Localizado na orla da cidade, o espaço abriga uma estrutura, como quiosques, academia ao ar livre, playground e pista de skate.

 

O estudante Karley Farias frequenta a praça há quase quatro anos e diz que sentia dificuldades na prática do esporte por conta da falta de iluminação. “Era precária, tinha uma luz amarela, que não iluminava muito e dificultava a prática do skate. Com a praça no escuro, ninguém queria vir para cá. Agora poderemos praticar o esporte com mais segurança e tenho certeza que mais pessoas irão frequentar, afinal, é um local bem localizado”.

  

Há um mês, a comerciante Lucilene do Socorro começou a praticar a caminhada na orla da cidade e garante que, após o serviço feito pela prefeitura, consegue fazer os exercícios com mais segurança e em um novo horário. “Estou há pouco tempo praticando caminhada. No começo, vinha para a academia, mas não ficava muito tempo por conta da insegurança. Hoje, já podemos notar a diferença na iluminação e, por conta disso, estou praticando o esporte até mais tarde”.

 

Além da praça do bairro Santa Inês, o programa atendeu na terça-feira, 4, a Praça Chico Noé, no bairro Laguinho. Além dos pontos de luz, foram restaurados os refletores da arena de futebol, um total de 37 pontos. Espaços que estavam ociosos por conta da falta de luz voltaram a ser frequentados. “Voltamos hoje aqui depois de ver a quadra iluminada. Mais um espaço garantido para nós, que buscamos a prática de esporte”, afirma Mateus Moraes, assistente de celular.

 

Em quase dois meses de atuação, o Município já fez, por meio do Macapaluz, a manutenção do sistema da rede de iluminação pública nas praças e arenas do Marabaixo III, Mapiri, Zerão, Veiga Cabral, Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco, Radialista, Araxá, Chico Noé e Santa Inês.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob