III LIRAa: Semsa inicia ciclo de levantamento do índice de infestação por Aedes aegypt

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou o III Ciclo de Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A atividade é realizada pelos agentes de Combate a Endemias e a meta é visitar cerca de 6 mil residências, divididas em 60 bairros da capital. A ação vai acontecer em um período de 10 dias.

A atividade é necessária para o controle das doenças transmitidas através do Aedes aegypti. A secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, destaca que a diminuição de casos e, consequentemente, das notificações epidemiológicas, depende desse levantamento.

Segundo o diretor do departamento do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Semsa, Bruno Barros, os resultados obtidos após o LIRAa permitem ao setor avaliar as atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor.

Disk Mosquito
A população pode ajudar no combate dos vetores Aedes aegypti/Albopictus solicitando a visita de um agente de endemias ou fazendo denúncia de locais abandonados. A Semsa disponibiliza o Disk Mosquito, através do número 96 98813-3779, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde