Idosos passam por atendimento cardiológico para verificar aptidão para atividades físicas

Foram 27 pessoas atendidas durante a ação que ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Coração.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Ascom Semsa

Idosos que fazem parte do projeto Saúde e Equilíbrio, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, receberam nesta quinta-feira (26) triagem, eletrocardiograma aferição de pressão e consulta cardiológica. Foram 27 pessoas atendidas durante a ação, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coração.

As ações desenvolvidas pelas equipes de saúde do município buscam o bem-estar da comunidade. Através dos serviços ofertados é possível acompanhar a saúde dos idosos, como explica a secretária da Semsa, Karlene Lamberg.

“Esse acompanhamento médico é necessário para fazer parte do projeto Saúde e Equilíbrio. Sabemos que devido à idade, o cuidado deve ser redobrado com esse público. Ofertamos atividades físicas para os idosos e já percebemos os resultados positivos da prática de exercícios na terceira idade”, ressaltou a secretária.

Para Terezinha Dias Perez, de 69 anos, o atendimento recebido na unidade básica de saúde correspondeu à expectativa e trouxe tranquilidade. “Foi uma surpresa receber todos esse cuidado hoje. O nosso professor de educação física disse que todos os alunos deveriam comparecer na UBS e chegando aqui fizemos todos os exames. A gente foi bem atendido! ”, disse Terezinha.

Já para Ana Maria Alves de Carvalho, de 60 anos, a atividade proporcionada pelas equipes de saúde do município trouxe mudança de hábitos. “Hoje vim para fazer meus exames, que é necessário para continuar fazendo minhas atividades físicas. Na pandemia engordei bastante e agora que comecei os exercícios já perdi alguns quilos. Estamos adquirindo um habito de vida saudável, antes sentia muita dor no corpo e hoje já não sinto mais nada”, falou com alegria.

A ação de atendimentos com serviços de saúde para idosos irá percorrer outras Unidades Básicas de Saúde.