Homenagem a Nossa Senhora da Conceição conta com apoio da Prefeitura de Macapá

A festividade em louvor a Nossa Senhora da Conceição, na comunidade quilombola do Curiaú, conta com apoio da Prefeitura de Macapá na limpeza do local e tradicional queima de fogos. A previsão é que mais de mil pessoas participem diariamente da festa, que teve início no dia 8, data em que se comemora o dia da santa.

 

A programação é organizada por famílias tradicionais do quilombo, a exemplo da família Ramos, onde a matriarca dona Joaquina comemora na mesma data seu aniversário. Na quinta-feira, 8, após a missa solene ocorreu a procissão. A festa cultural incluirá batuque e baile dançante, como acontece há mais de sete décadas, tradição que se repete em todas as gerações.

 

Para o presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães, é fundamental que o poder público esteja presente como parceiro nas manifestações culturais e religiosas da comunidade afroamapaense. “São festas que atravessam várias gerações e ajudam a manter vivas nossas tradições e costumes. É uma manifestação linda do povo quilombola carregada de fé e de história, onde o poder público tem que se fazer presente de acordo com o que é possível”.

 

Programação

 

Local: Comunidade do Curiaú (sede do Gorgia)

 

10 de dezembro

Baile dançante até às 6h da manhã de domingo

 

11 de dezembro

Encerramento – Domingueira, com início às 17h e término às 2h de segunda-feira

 

Ruth Helena Carrera/Asscom Improir